Uma onça parda resolveu fazer uma visita a uma família no último domingo (22), na cidade de Varjão de Minas Gerais (MG) e acabou dando o maior trabalho para a equipe do Corpo de Bombeiros.
A onça parda apareceu na garagem da casa e chamou também, a atenção de dezenas de curiosos, que acompanharam o trabalho de resgate. Foram quase três horas até que os militares conseguissem dominar a fera.
Um médico veterinário e policiais do Batalhão Ambiental ajudaram na estratégia de captura da onça. Mas a felina não queria colaborar muito, dando um cansaço na galera.
A onça foi colocada em uma gaiola e levada para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, no município de Patos de Minas (MG).
A onça parda
Onça parda ou puma (nome científico: Puma concolor) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo das Américas.
Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita (Acinonyx jubatus) e ao gato-mourisco (Puma yagouaroundi).
É o maior membro da dos felíneos (Felinae), medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 quilos, com porte subfamília semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas.
É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.
De acordo com IMCBio, atualmente, tem sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. É comum em noticiários matérias sobre onças-pardas em áreas urbanas, entrando em casas e atacando animais domésticos.
A severa redução na disponibilidade de hábitats devido ao crescimento
urbano desordenado ou aumento das atividades antrópicas, e diminuição de suas presas são as principais causas do aumento na frequência de eventos como estes, assim como são os principais fatores responsáveis pelo acentuado declínio populacional que a espécie vem sofrendo ao longo de toda a sua distribuição geográfica.
Se você gostou deste post: Onça parda aparece em garagem de casa e dá trabalho aos bombeiros –vai gostar também de ler esta notícia: Píton e leopardo travam épica batalha em meio a savana
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!