Onça é flagrada caminhando próximo a vegetação destruída pelo fogo no Pantanal

Uma onça-pintada foi flagrada caminhando nas proximidades de uma vegetação que, horas antes, foi destruída pelo fogo.

Fonte: CenairoMT

Onça é flagrada caminhando próximo a vegetação destruída pelo fogo no Pantanal

Uma onça-pintada foi flagrada caminhando nas proximidades de uma vegetação que, horas antes, foi destruída pelo fogo.

Uma cena comovente e ao mesmo tempo de alivio, principalmente para as equipes que trabalham intensamente para combater o fogo de insiste em destruir o Pantanal mato-grossense.

A cena mostra, que apesar da destruição, os esforços em combater o fogo não são em vão, tendo em vista que muitas vidas silvestres estão sendo salvas na região.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

“Enquanto ajudando as equipes na missão de proteção do Pantanal diante dos incêndios florestais, vimos muitas onças e decidi mostrar esse vídeo aqui da rainha da floresta”, descreveu em sua publicação, o guia turístico Ailton Lara.

Fogo no Pantanal

Há três semanas a vegetação do Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal Mato-grossense (MT) tem ardido em chamas por conta do fogo que se alastra na região.

Ao menos 20,8% (2.225 hectares) de área atingida desta área foi atingida pelo fogo, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. As informações são do Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais – UFRJ (LASA).

Ainda de acordo com a LASA, somente em outubro, o parque já perdeu 21.825 hectares de vegetação, o que corresponde a 20,18% da área total. A região é a segunda área mais atingida pelo fogo no estado.

Além de equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, a força-tarefa para conter o fogo, conta com voluntários de ONGs, como: “É o bicho”, “Vida Selvagem”, “Panthera Brasil” e GRAD- Grupo de resgate de animais em desastre.

Essas pessoas não medem esforços para preservar a vegetação e salvar as vidas dos animais selvagens.

“O fogo está se deslocando aproximadamente 500 metros por noite. Estamos no encontro do Rio Negro e Três Irmãos, uma área de concentração de onças. Temos que impedir que o fogo chegue ali. Para isso precisamos de empenho nessa região para que o incêndio não alcance essa área importante para a preservação das onças”, diz a médica veterinária do Grad, Mayara Vicenzi.

Uma das maiores preocupações é que o fogo atinja a região onde há maior concentração de nascimento de onças-pintadas.

Onças foram fotografadas enquanto fugiam de incêndio no Parque Estadual Encontro das águas — Foto: Victor Lucas Moreno de Paula
Onças foram fotografadas enquanto fugiam de incêndio no Parque Estadual Encontro das águas — Foto: Victor Lucas Moreno de Paula

A onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onça) é a rainha do Pantanal, ao passo que está no topo da cadeia alimentar, sendo o animal considerado o mais incrível superpredador.

Porém, o maior desafio desses maravilhosos felinos é sobreviver em espaços cada vez menores por conta do desmatamento e destruição de seu habitat natural.

De grande porte, a onça-pintada pode chegar a mais de 150 quilos e comprimento entre 1,12 a 1,85 metros. Ao contrário dos leopardos, as onças têm cauda mais curta. Outra diferencia entre eles é o padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho.

Além de possuir uma força excepcional, a onça-pintada é a que possui maior poder em suas mordidas, entre os grandes felinos do planeta. O que dá a esses animais, a possibilidade de perfurar facilmente casco de tartarugas e crânios de suas presas.

Geralmente solitária, principalmente os machos, as onças caçam através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.

Além de possuir uma força excepcional, a onça-pintada é a que possui maior poder em suas mordidas, entre os grandes felinos do planeta.
Além de possuir uma força excepcional, a onça-pintada é a que possui maior poder em suas mordidas, entre os grandes felinos do planeta.

Se você gostou deste post: Perereca luta contra cobra e sobrevive; vídeo    – vai gostar também de ler esta notícia: Cachorro rouba ursinho em loja e viraliza; VÍDEO

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.