Moradores encontram onça dentro de quintal; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes
Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes

Moradores passaram o maior susto ao encontrar uma onça dentro do quinta de casa. O caso aconteceu na última quarta-feira (10) no município de Indiara, em Goiás (GO).

A onça correu também por diversas ruas e chegou a entrar em um hospital.

Além do Corpo de Bombeiros, equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), foram acionados para auxiliar no resgate.

Foram necessárias a utilização de dardos anestésicos e zarabatana para imobilizar a onça.

Os bombeiros afirmaram que suspeitam que a onça estava fugindo de queimadas ou em busca de alimentos.

Onça-parda ou puma (nome científico: Puma concolor) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo da América.

Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita (Acinonyx jubatus) e ao gato-mourisco (Puma yagouaroundi).

É o maior membro da dos felíneos (Felinae), medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 quilos, com porte subfamília semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.

De acordo com IMCBio, atualmente, tem sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. É comum em noticiários matérias sobre onças-pardas em áreas urbanas, entrando em casas e atacando animais domésticos.

A severa redução na disponibilidade de hábitats devido ao crescimento
urbano desordenado ou aumento das atividades antrópicas, e diminuição de suas presas são as principais causas do aumento na frequência de eventos como estes, assim como são os principais fatores responsáveis pelo acentuado declínio populacional que a espécie vem sofrendo ao longo de toda a sua distribuição geográfica.

Se você gostou deste post: Onças-pardas são encontradas mortas em estrada; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Melhor resgate de cobra cascavel; ASSISTA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.