Uma tarde de brincadeira com amigos se transformou em um momento de apreensão para um menino de 12 anos, que foi picado por uma cobra jararaca neste sábado (23).
O acidente aconteceu em uma propriedade rural na saída do município de Várzea Grande, a 150 quilômetros da capital.
Segundo familiares, a criança estava brincando quando foi surpreendida pela cobra e picada no calcanhar. Ele correu pedindo socorro e foi rapidamente auxiliado por familiares.
A família percorreu 50 quilômetros em uma estrada de chão até alcançar a rodovia, onde pediram ajuda à Polícia Rodoviária Federal (PRF). A equipe da PRF então escoltou o veículo até o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, onde uma ambulância já aguardava.
O menino foi socorrido pelos médicos e recebeu o soro antiofídico. Em seguida, ele foi levado ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde permanece internado sem previsão de alta.
Riscos e cuidados
A picada de jararaca pode ser fatal se não for tratada rapidamente. Os sintomas mais comuns incluem dor intensa, inchaço, hemorragia e náuseas. Em casos graves, o veneno pode levar à necrose e amputação do membro afetado.
Para evitar acidentes com cobras, é importante tomar algumas precauções:
Usar calçados adequados ao andar em áreas com vegetação densa;
Evitar colocar a mão em buracos ou fendas;
Manter o ambiente limpo e livre de entulhos;
Procurar atendimento médico imediato em caso de picada.
O que fazer em caso de picada
Mantenha a calma e a vítima deitada;
Retire anéis, pulseiras e outros objetos que possam comprimir o local da picada;
Lave o local com água e sabão;
Imobilize o membro afetado;
Procure atendimento médico imediato.
Soro antiofídico
O soro antiofídico é o único tratamento eficaz para acidentes com cobras peçonhentas. Ele é gratuito e está disponível em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Prevenção
A melhor forma de evitar acidentes com cobras é a prevenção. Adote medidas de segurança e conscientize as pessoas ao seu redor sobre os riscos e cuidados necessários.