Médico pesca peixe de dois metros; ASSISTA

Fonte: CenarioMT

Ainda de acordo com o especialista, era uma sucuri fêmea com mais de 20 anos e ainda com alto poder de reprodutivo.
Ainda de acordo com o especialista, era uma sucuri fêmea com mais de 20 anos e ainda com alto poder de reprodutivo.

Um médico pescou um peixe de dois metros da espécie Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum) em Mato Grosso (MT).

A proeza foi feita pelo médico Helder Shibasaki, morador de Cuiabá que foi até o município de Apiacás, onde pescou o peixe de dois metros no Rio Teles Pires.

Helder pratica a pesca esportiva e após fisgar, medir e fazer os registros, soltou o peixe Piraíba.

O médico postou no seu perfil do Instagram o belo peixão e a repercussão foi imediata.

https://www.instagram.com/p/CeM5ot-F_QY/

 

Brachyplatystoma filamentosum, conhecido popularmente como piraíbapiratinga e piranambu (os exemplares jovens da espécie são conhecidos como filhote), é um peixe de água doce da região amazônica da América do Sul.

Pode atingir até 2,50 metros de comprimento e 300 quilogramas de peso. Tem ocorrência nas bacias do Araguaia e do Amazonas.

A Piraíba não é um peixe muito procurado pelos pescadores comerciais, pois muitos acreditam que a carne faz mal e transmite doenças. É considerado o maior peixe de água doce brasileiro depois do pirarucu, sendo da família dos grandes bagres.

É carnívoro e habita o fundo dos canais dos rios. Para sua captura, é necessária tralha pesada, linhas de, em média, 80 libras, varas de ação rápida e, como isca, peixes em pedaços ou inteiros vivos.

A Piraíba não é um peixe muito procurado pelos pescadores comerciais, pois muitos acreditam que a carne faz mal e transmite doenças.
Pescador Johnny Hoffmann com uma linda Piraíba. Foto: reprodução/Blog Pesca Gerais.

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.

Os peixes são recursos importantes, principalmente como alimento, mas também são capturados por pescadores recreativos, mantidos como animais de estimação, criados por aquaristas, e expostos em aquários públicos. Os peixes tiveram um papel importante na cultura através dos tempos, servindo como divindades, símbolos religiosos e como temas de arte, livros e filmes.

Se você gostou deste post: Médico pesca peixe de dois metros; ASSISTA  – vai gostar também de ler esta notícia: Flagrante de namoro de cobras muçuranas; ASSISTA