Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma majestosa cobra sucuri atravessando uma estrada e sendo acompanhada por vários machos. O vídeo é realmente incrível.
As cubras sucuris que aparecem no vídeo é da espécie sucuri-verde, consideradas as maiores sucuris da América do Sul. São também as mais comuns de serem encontradas.
As sucuris fêmeas são maiores do que os machos. No período de acasalamento, uma única fêmea atrai diversos machos e depois de um período de ‘paquera’, ela escolhe apenas um para a copula.
Em algumas situações, o felizardo acaba sendo devorado pela namorada.
Saiba mais sobre as sucuris
De habito semiaquático, as cobras sucuris (Eunectes) são endêmicas da América do Sul e podem ser divididas em quatro espécies:
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal; Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores; Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, ocorre na Ilha de Marajó e na Guiana Francesa, bem como em algumas outras partes da Amazônia e Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Uma das principais características das cobras sucuris, além do tamanho que chama a atenção, é o dimorfismo sexual, ou seja, nas quatro espécies, as fêmeas são maiores que os machos.