Maiores cobras venenosa do mundo lutam; uma delas morre

Quando uma naja-rei e uma píton-reticulada se encontram, o resultado é sempre assustador

Fonte: Filipe Siqueira, do R7

Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes
Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes

Você já se perguntou o que acontece quando a maior cobra venenosa do mundo (a naja-rei) briga com a maior cobra do mundo (a píton-reticulada)? Não é exatamente uma coisa boa.

Sim, um empate que resultou na morte das duas. A venenosa morta por constrição e a constritora morta por envenenamento, após tomar uma mordida atrás da cabeça.

O encontro fatal foi registrado em fevereiro de 2018, no sudeste da Ásia, onde as duas espécies dividem algumas regiões. Vez ou outra, a imagem chocante repercute novamente em redes sociais.

“É um mundo perigoso lá fora, comer outras cobras grandes e coisas que podem te matar”, comentou na época Coleman Sheehy, biólogo do Museu de História Natural da Flórida, em entrevista a National Geographic.

As duas cobras são superlativas. A naja-rei chega a 5 m e é especialista em devorar outras cobras, especialmente cobras grandes. Para isso, ela utiliza um potente veneno que desliga o sistema nervoso da vítima.

Já as piton-reticuladas, chegam a 9 m e utilizam músculos poderosos para matar uma presa rapidamente, interrompendo o fluxo de sangue e oxigênio.

Como as píton geralmente predam mamíferos, a luta provavelmente foi iniciada por um ataque da naja, sedenta por uma refeição farta.

11 147

Encontro de gigantes

Uma busca na vastidão da internet revelou o que podem ter sido outros dois encontros do tipo, ambos registrados em Cingapura, nos últimos anos.

O primeiro deles foi em agosto de 2014, no campus da Universidade Tecnológica de Nanyang.

Nas imagens, publicadas por estudantes do campus, é possível ver o que foi identificado como uma píton-reticulada enrolada em uma naja-rei. Segundo o estudante, a naja-rei tinha mais de 3 m, enquanto a píton parecia ter cerca de 2 m.

Segundo o Straits Times, cerca de 30 pessoas se reuniram para ver o embate, considerado inédito no campus.

O resultado da briga? A naja fugiu para o mato, provavelmente ao perceber que estava rodeada de humanos — ela acabou capturada no fim do dia, ao tentar retornar à área do campus.

Já a píton foi capturada logo após a luta, completamente exausta do embate. Ambas sobreviveram.

O outro encontro ocorreu em 2017, no Parque MacRitchie Reservoir, também em Cingapura. Aqui as emoções foram menores.

A naja-rei se preparou para morder o seu alvo preferido — atrás da cabeça —, mas a píton pode ter percebido, se enrolou, e a predadora se contentou em morder o dorso dela e fugir para a floresta novamente.

Segundo a mídia local, a píton acabou morrendo pela ação do veneno, mas a naja não voltou para devorar o corpo dela.

https://www.facebook.com/ntugsa.sg/posts/1469584226678025

Se você gostou deste post: Confira luta entre as maiores cobras venenosa do mundo – vai gostar também de ler esta notícia: Flagrante de cobras disputando um peixe; VIDEO

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!