Magnifico mergulho do martim-pescador em busca de um peixe

Fonte: CenarioMT

O martim-pescador malhado às vezes se reproduz cooperativamente, com pássaros jovens não reprodutores de uma ninhada anterior ajudando os pais ou até mesmo pássaros mais velhos não relacionados.
O martim-pescador malhado às vezes se reproduz cooperativamente, com pássaros jovens não reprodutores de uma ninhada anterior ajudando os pais ou até mesmo pássaros mais velhos não relacionados. Foto: reprodução/@NicolasReusens

Magnifico mergulho do martim-pescador em busca de um peixe. O vídeo que circula nas redes sociais foi gravado pelo fotógrafo Nicolas Reusens (@NicolasReusens), e mostra uma das muitas espécies de guarda-rios, como também são chamados os Martins-pescadores, existentes e que podem ser encontradas na Europa, Ásia e África.

O martim-pescador alimenta-se de pequenos peixes, insetos e outros animais aquáticos.

Passam a maior parte do tempo perto da água, sendo grandes pescadores, especialistas em mergulhar debaixo d’água para capturar seus alimentos. Confira:

Martim-pescador, a ave ágil na água

O martim-pescador alimenta-se de pequenos peixes, insetos e outros animais aquáticos. Passam a maior parte do tempo perto da água, sendo grandes pescadores, especialistas em mergulhar debaixo d’água para capturar seus alimentos.

Este martim-pescador alimenta-se principalmente de peixes, embora coma crustáceos e grandes insetos aquáticos , como larvas de libélulas.

Ele geralmente caça pairando sobre a água para detectar presas, antes de mergulhar verticalmente com o bico primeiro para capturar peixes. Quando não está forrageando, tem um vôo direto e rápido e foi observado voando a velocidades próximas a 50 km/h.

Ele pode consumir presas sem retornar a um poleiro, muitas vezes manipulando o animal abatido com seu bico e engolindo em vôo, e assim pode caçar em grandes corpos d’água ou em estuários que não possuem poleiros exigidos por outros martins-pescadores.

Por conta da aerodinâmica perfeita, eles são capazes de capturar um peixe com um mergulho de apenas dois segundos.
Por conta da aerodinâmica perfeita, eles são capazes de capturar um peixe com um mergulho de apenas dois segundos. Foto: divulgação/Internet.

A época de reprodução do Martim-pescador é de fevereiro a abril. Seu ninho é um buraco escavado em um banco de lama vertical a cerca de um metro e meio acima da água.

O túnel do ninho tem de quatro a cinco pés de profundidade e termina em uma câmara. Vários pássaros podem nidificar na mesma vizinhança. A embreagem usual é de três a seis ovos brancos.

Se você gostou deste post: Magnifico mergulho do martim-pescador em busca de um peixe – vai gostar também de ler esta notícia: Inacreditável o lugar onde cobra mortal se escondeu

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!