Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um boiadeiro leva o maior carreirão de um boi durante um resgate.
Nas imagens é possível ver um caminhão boiadeiro tombado as margens de uma rodovia e um caminhão guincho ao lado para fazer o destombamento.
Enquanto o pessoal preparava a estratégia para melhor realizar a tarefa de destombamento, alguns animais saíram da gaiola. Um boi em especial, correu atrás de um dos peões.
“João Paulo”! grita espantado o homem que filma. Enquanto isso, João Paulo vai para o outro lado da via tentando escapar da investida do boi. ‘Diz a lenda que João Paulo está correndo até hoje’.
Assista ao carreirão que boi dá em João Paulo
Motivos pelos quais você pode levar um carreirão de um boi
Os bois correm atrás das pessoas por diversos motivos, que podem ser agrupados em três categorias:
- Defesa: Os bois são animais herbívoros, mas também são considerados animais de presa. Por isso, podem sentir-se ameaçados por pessoas que se aproximam deles de forma repentina ou agressiva. Nesses casos, o boi pode correr atrás da pessoa para se defender.
- Domínio: Os bois são animais sociais que vivem em grupos. Eles têm uma hierarquia bem definida, e os animais mais dominantes podem tentar impor seu domínio sobre os animais mais submissos. Nesses casos, o boi pode correr atrás da pessoa para mostrar sua superioridade.
- Curiosidade: Os bois são animais curiosos e podem ser atraídos por movimento, cores ou sons. Nesses casos, o boi pode correr atrás da pessoa para investigar o que está acontecendo.
No caso específico do Brasil, é importante considerar também o fato de que os bois são frequentemente criados em fazendas onde são expostos a situações de estresse e medo. Isso pode fazer com que eles sejam mais propensos a correr atrás das pessoas, mesmo que não haja uma ameaça real.
Aqui estão alguns exemplos específicos de situações em que os bois podem correr atrás das pessoas:
- Se uma pessoa se aproximar de um boi de forma repentina ou agressiva, o boi pode sentir-se ameaçado e correr atrás dela. Por exemplo, se uma pessoa gritar com um boi, correr em sua direção ou agitar os braços, o boi pode interpretar isso como uma ameaça e reagir.
- Se um boi estiver em um local confinado, ele pode sentir-se ameaçado por pessoas que se aproximam dele. Por exemplo, se um boi estiver dentro de um curral, ele pode correr atrás de pessoas que se aproximam da cerca.
- Se um boi estiver com seus filhotes, ele pode proteger os filhotes correndo atrás de pessoas que se aproximem deles.
Para evitar que os bois corram atrás das pessoas, é importante tomar algumas precauções, como:
- Aproximar-se dos bois de forma lenta e tranquila.
- Evitar fazer movimentos bruscos ou gritar perto dos bois.
- Não se aproximar de bois que estejam em locais confinados ou com seus filhotes.
Se um boi estiver correndo atrás de você, o melhor a fazer é manter a calma e tentar se afastar dele de forma lenta e constante. Não corra, pois isso pode estimular o boi a correr mais rápido.