Jiboia: artista da escalada na mata

Cobra é flagrada em vídeo mostrando sua agilidade ao subir em uma árvore

Fonte: CenarioMT

Jiboia: artista da escalada na mata

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma jiboia impressiona pela sua destreza ao escalar uma árvore em meio à mata. Saiba mais em Mundo Animal.

As imagens, que já foram vistas por milhares de pessoas, revelam um lado pouco conhecido da cobra, que é considerada uma excelente escaladora.

Jiboia e lobete flagrados em um duelo selvagem e emocionante

Jiboia: A cobra que desafia a gravidade

As acrobacias da jiboia: Veja como essa cobra escala árvores

No vídeo, a jiboia se move com facilidade pelos galhos da árvore, utilizando seu corpo musculoso e escamoso para se impulsionar. Ela se enrola em torno dos galhos e usa sua força para se levantar, demonstrando grande agilidade e controle.

Cobra jiboia gigante escala estrutura de placas solares em cena impressionante

Escalada para proteção e alimentação

A jiboia escala árvores por diversos motivos. Uma das razões é para se proteger de predadores, como onças e jaguaretês. Ao subir em uma árvore, a cobra fica fora do alcance de seus inimigos e pode se camuflar na folhagem.

Resgate de cobra jiboia viraliza nas redes sociais

Outra razão para a escalada é a busca por alimento. A jiboia se alimenta de pequenos animais, como aves e roedores, que também podem ser encontrados em árvores. Ao escalar, a cobra aumenta seu campo de visão e pode identificar suas presas com mais facilidade.

A jiboia - Boidae - é uma família de serpentes não peçonhentas encontradas nas Américas, na África, na Europa, na Ásia e em algumas Ilhas do Oceano Pacífico.

A cobra jiboia

A jiboia é uma cobra constrictora, o que significa que ela mata suas presas por constrição, ou seja, as envolve com seu corpo e as espreme até a morte. Ela é uma das maiores cobras do Brasil, podendo chegar a medir até 4 metros de comprimento.

A incrível saga da cobra jiboia: malabarismos e paciência em uma tentativa de predação

A jiboia é uma cobra não venenosa e não oferece perigo ao ser humano. Ela é um animal importante para o equilíbrio ecológico da floresta, pois ajuda a controlar a população de pequenos roedores.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.