Em mais uma de suas expedições pelo sertão de Pernambuco, o Rei das Serpentes – Haroldo Bauer – e sua equipe, fez um registro inédito do namoro de duas cobras muçuranas (Clelia Clelia).
O namoro das cobras, no entanto, não saiu como o macho esperava. Além de não ter conseguido conquistar a fêmea de muçurana, o macho levou uma mordida e ainda correu o sério risco de ter sido devorado.
De acordo com Haroldo, o macho poderia passar horas ou até mesmo dias cortejando a fêmea, na tentativa de que acontecesse o acasalamento. Porém, neste caso, a cobra não não mostrou muito interesse em namorar.
Conheça mais sobre a cobra muçurana
Os hábitos da cobra muçurana foram descobertos pelo médico e cientista brasileiro Vital Brasil (1865-1950). Pesquisador do ofidismo, Vital Brazil apresentou, em uma conferência em 1915, um filme, de 1911, mostrando a luta de uma muçurana contra uma jararaca.
A muçurana pertence a família Dipsadidae. Seu porte vai de pequeno a médio, podendo chegar a medir 2,40 metros de comprimento quando alcançar a vida adulta. A sua coloração varia de acordo com a idade, possuindo uma coloração rosada com cabeça escura, quando jovem, e quando adultos são preto azuladas com uma faixa branca na parte ventral.
Apresenta veneno na sua peçonha mas não apresenta risco ao ser humano.
Conhecida entre os estudiosos como a “cobra do bem” ou “limpa-campo” devido a sua alimentação ser baseada em lagartos e pequenos roedores como ratos. Porém, ao se sentir ameaçada reagirá com agressividade, mesmo apesar de não representar ameaça para os seres humanos, poderá atacar mordendo com seus 10 a 15 dentes fortes na parte de trás da boca ou sufocando. Outras cobras como cascavéis e jararacas fazem parte da sua dieta alimentar, matando-as por constrição.
Sendo imune ao veneno da sua principal presa (Bothrops jararaca) e outras espécies do gênero, porém não é imune ao veneno da cobra-coral. Sendo então considerada uma cobra ofiófaga, devido ao fato de alimentar-se de outras cobras, mas no caso de ausência de suas presas habituais, a muçurana não despreza pequenos mamíferos.
e você gostou deste post: INÉDITO; namoro de cobra muçurana termina mau – vai gostar também de ler esta notícia: Enorme sucuri encanta trabalhador rural; ASSISTA
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!