Um incrível flagrante de um inseto louva-a-deus predando um pássaro beija-flor está chamando a atenção dos internautas nas redes sociais.
No vídeo, o louva-a-deus está em um bebedouro a espera de alguma presa. Quando o beija-flor se aproxima, o inseto se lança para agarra-lo e têm êxito na caçada.
Na internet, algumas pessoas até criticam o porquê de a pessoa que está filmando não salvar o pássaro. Outros, no entanto, defendem que não se pode interferir na Lei da Natureza.
Nesse caso, prevalece o mais forte. VEJA O VÍDEO:
Saiba mais sobre o Louva-a-deus
Os louva-a-deus são predadores vorazes de emboscada, mas algumas espécies são encontradas perseguindo suas presas ativamente. Sua alimentação consiste em outros insetos como moscas, mariposas, borboletas, grilos e gafanhotos, além de lagartos, pequenos pássaros e até pequenos mamíferos.
São ótimos em camuflagem em folhas, galhos e flores, como forma de capturar suas presas e se proteger de predadores, como corujas, sapos, macacos e morcegos.
Como não possuem veneno, contam com as suas pernas anteriores que são raptoriais, ou seja, modificadas em garras, para segurar a presa enquanto ela é consumida. Devido à sua voracidade, os mantódeos são empregados na agricultura e na jardinagem, uma vez que, na ausência de pesticidas, são um fator importante no controle de pragas de jardim.
Estudos recentes indicam que há aproximadamente 2.300 a 2.450 espécies de louva-a-deus (Mantodea), distribuídas em todas as regiões do planeta, principalmente em áreas temperadas, tropicais e subtropicais.
Os louva-a-deus são utilizados por jardineiros e agricultores como agentes biológicos para o controle de pragas em plantações, como alternativa ao uso de pesticidas. Porém, sua efetividade possui algumas limitações, uma vez que eles não se especializam em apenas uma espécie de inseto, podendo se alimentar tanto de espécies nocivas quanto benéficas (como polinizadores), além de não se multiplicarem tão rapidamente em resposta ao crescimento das pragas.
Duas espécies, o louva-a-deus-chinês e o louva-a-deus-europeu, foram introduzidas deliberadamente na América do Norte, na esperança de que serviriam como controle de pragas para a agricultura; eles se espalharam amplamente nos Estados Unidos e no Canadá.
Se você gostou deste post: Incrível flagrante de Louva-a-deus predando beija-flor; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Conheça a cobra píton negra; cobra píton mais bonita do mundo!