Incrível flagrante de camarão trocando de casca; assista

Fonte: CenárioMT

incrivel flagrante de camarao trocando de casca assista 1101356

Vídeo de um incrível flagrante de um camarão trocando de casca está circulando nas redes sociais e chamando a atenção dos internautas.

No vídeo um camarão gigante aparece deixando a antiga casca. Não se sabe, porém, o local exato onde vídeo foi gravado.

As imagens foram cedidas ao CenárioMT por Tayrones Alves, administrador da página Fish Vídeos Brasil, no Instagram.

De acordo com especialistas, o camarão possui uma casca externa, e para que ele possa crescer é preciso trocar essa casca por outra maior.

Esta troca da casca chama-se “ecdise“. Em zoologia chama-se ecdise ou processo de mudança do exosqueleto nos animais que apresentam este modo de crescimento.

Durante este processo, o camarão é mais suscetível ao estresse ambiental, ataque de predadores e doenças.

Camarões menores trocam de casca com mais frequência que os maiores.

Assista ao vídeo:

Camarão

O termo camarão (do latim cammārus, caranguejo do mar, camarão, derivado do grego kámmaros, ou kámmoros) é a designação comum a diversos artrópodes da ordem dos decápodes, podendo ser marinhos ou de água doce. Tais artrópodes possuem o abdome longo, corpo lateralmente comprimido, primeiros três pares de pernas com quelas e rosto geralmente desenvolvido.

Os camarões são pequenos, têm em média 3 cm de comprimento.

A pesca e a aquacultura de camarões é uma das atividades econômicas mais importantes, devido ao seu elevado valor comercial. De acordo com a informação “Fishstat Plus” da FAO, em 2002, a captura mundial de camarões marinhos foi de 2.843.020 toneladas, enquanto que a produção internacional de aquacultura foi de 1.292.476 toneladas.

Recentemente, várias espécies de camarões do coral têm sido comercializados pela indústria aquarista.

Existem várias outras espécies de artrópodes aquáticos que têm no seu nome a palavra camarão, mas pertencem a grupos diferentes, tais como os camarões-de-concha (ordem Conchostraca) e os camarões-girinos (ordem Notostraca).

Os camarões comerciais são também conhecidos por outros nomes, tais como gamba ou lagostim (os de grandes dimensões, como o camarão-tigre-gigante, Penaeus monodon, podem atingir cerca de 35 cm de comprimento e pesar cerca de 1 kg – que são as dimensões médias dos verdadeiros lagostins).

Woda 6 ubt
Estes animais pertencem ao subfilo dos crustáceos, com exoesqueleto de quitina. Foto: Tomasz Sienicki

Se você gostou deste post: Incrível flagrante de camarão trocando de casca; vai gostar também de ler esta notícia: Macacos invadem ônibus em busca de comida; assista

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.