Incrível disfarce da lagarta que vira cobra; VEJA

Fonte: CenarioMT

Uma espécie de lagarta se disfarça de cobra para não ser devorada por seus predadores
Uma espécie de lagarta se disfarça de cobra para não ser devorada por seus predadores.
Uma espécie de lagarta se disfarça de cobra para não ser devorada por seus predadores
Muitas lagartas desenvolveram defesas contra condições físicas como condições ambientais frias, quentes ou secas.

Uma espécie de lagarta se disfarça de cobra para não ser devorada por seus predadores. Sem dúvida é uma sábia estratégia para sobreviver em meio a natureza, onde impera a Lei dos mais fortes.

A filmagem que mostra o momento em que a lagarta se transforma em borboleta foi feita por Frank Fleming, biólogo formado em Charleston, na Carolina do Sul.

“Sempre me interessei pela natureza, desde muito jovem. Meu pai era caçador e pescador, mas sempre achei outros animais mais interessantes do que os que ele procurava”, afirma ele ao G1.

O flagrante aconteceu em uma região de floresta tropical na Costa Rica.

Andando por sua propriedade, Fleming encontrou um animal curioso: uma lagarta que se disfarça e adquire a aparência de uma pequena cobra. ASSISTA:

YouTube video

A Lagarta

Lagarta é o nome popular para o primeiro estágio larval dos insetos da ordem dos Lepidoptera, ou seja, a ordem de insetos contendo borboletas e mariposas. As lagartas da maioria das espécies são herbívoras (folívoras), mas não todas; algumas (cerca de 1%) são insectívoras, até mesmo canibais.

Algumas se alimentam de produtos animais; por exemplo, as larvas das traças-das-roupas se alimentam de lã, e as larvas de Ceratophaga vastella se alimentam dos cascos e chifres de ungulados mortos.

As lagartas, como todos os insetos, respiram por meio de um sistema de traqueias. O ar entra através de 9 pares de pequenos orifícios tegumentares, chamados de espiráculos ou estigmas respiratórios.
As lagartas, como todos os insetos, respiram por meio de um sistema de traqueias. O ar entra através de 9 pares de pequenos orifícios tegumentares, chamados de espiráculos ou estigmas respiratórios.. Foto: Didier Descouens

Ao eclodirem do ovo, as lagartas passam a alimentar-se vorazmente, até atingirem a fase de pupa ou crisálida, que originará o inseto adulto.

No geral, as lagartas têm um corpo cilíndrico e mole, que pode crescer rapidamente entre as mudas. Seu tamanho varia entre as espécies e ínstares (mudas) de cerca de 1 mm até 14 cm. O corpo das lagartas é longo e dividido em segmentos: os três primeiros segmentos formam o tórax e os outros dez ou onze, o abdômen.

Se você gostou deste post: Incrível flagrante de Louva-a-deus predando beija-flor; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Conheça a cobra píton negra; cobra píton mais bonita do mundo!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.