“Uma cena incrível e digna de reprodução!” Assim podemos definir o belíssimo flagrante que uma família, moradora de Lucas do Rio Verde (MT), pôde presenciar no último domingo, 26 de março, ao avistar uma cobra jiboia (família: Boidae) atravessando uma estrada.
As imagens foram cedidas ao portal CenarioMT por Márcia Bosio Goestz. De acordo com a internauta, ela e sua família estava passeando em uma propriedade rural, no município de Vera, em Mato Grosso, quando se desparraram com a enorme jiboia.
Encantada com a beleza e agilidade da jiboia, Márcia não pensou duas vezes em filmar e prestigiar esse momento que a natureza proporcionou a todos.
“Gente, meu sonho se realizou. Olha o que encontramos no meio da estrada, uma jiboia. Ai que medo, eu não acredito!“, narrou Márcia emocionada ao ver a jiboia livre na natureza.
Em outro vídeo, já em terras luverdenses, o esposo de Márcia, Eduardo Goetz, também presenciou outra cobra jiboia atravessando uma estrada. Este último vídeo foi gravado há cerca de dois meses, segundo a internauta.
Saiba mais sobre a jiboia
A jiboia é uma serpente da família Boidae, sendo encontrada nas Américas, África, na Europa, na Ásia e em algumas Ilhas do Oceano Pacífico.
“É considerado um animal viviparo porque os filhotes já nascem vivos e totalmente formados, prontos para seguir a vida. O termo ‘ovoviviparo’ caiu em validade e desuso para reprodução em répteis, com artigos publicados desde 1993 e publicado em livros desde 2011”, relatou ao CenárioMT, a Bióloga Herpetóloga – Samara Vieira – do Instituto Butantan.
“Durante toda a gestação os embriões recebem nutrientes do vitelo que é formado junto ao ovocito da mãe, antes de ser fecundado. Então conforme se desenvolvem, recebem nutrientes desse vitelo, mas também tem trocas gasosas e de água com a mãe durante toda a gestação, pelo fato do embrião estar envolto por uma membrana placentária. Não ocorre a incubação de um ovo separado do corpo da mãe. Claro que essa troca materna é diferente de mamífero, onde a mãe tem que se alimentar bem durante a gestação, pra passar pro filhote. No caso das cobras, elas tem que estar alimentadas antes de gerar.”, acrescentou Vieira.
Se você gostou deste post: Rei das serpentes desafia agressiva cobra jiboia –vai gostar também de ler esta notícia: Incrível flagrante de cobra coral predando um rato
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!