Um impressionante vídeo mostra vários filhotes de cobra jararaca nascendo após sua mãe ter sido morta. Assista abaixo.
O vídeo das jararacas foi publicado pelo Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – em seu canal no YouTube.
De acordo com o especialista, possivelmente uma maquina acabou passando por cima da jararaca, enquanto fazia a limpeza do terreno.
Diferente do que muitas pessoas acreditam, nem todas as cobras botam ovos. Os filhotes de jararaca, por exemplo, nascem já totalmente independes da barriga de sua mãe e prontos para explorar o mundo.
Na oportunidade, em seu vídeo, Biólogo Henrique comenta sobre a importância da preservação das cobras, pois são importantíssimas para o equilíbrio do nosso ecossistema.
Comportamento da jararaca
Com hábitos terrestres e noturnos, a jararaca habita geralmente campos, matas e cerrado. Sua refeição é composta basicamente por pequenos roedores. São cobras com atividades mais intensas de outubro a maio, período mais quente e úmido. Já nos meses mais frio, não são muito ativas, passando a maior parte do seu tempo, abrigadas em tocas.
A jararaca é considerada a serpente peçonhenta mais comum encontrada na Mata Atlântica. Pode atingir em média 1,2 metros de comprimento.
Essas serpentes possuem dentes inoculadores e uma fosseta loreal (uma abertura entre o olho e a narina que é um órgão termorreceptor). Há diferença entre a peçonha de cobras filhotes e adultas, as jovens são predominantemente coaguladoras, já as adultas possuem uma ação proleolítica maior do que a ação coagulante.
Possui corpo marrom com manchas triangulares escuras e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme, peculiaridades que propicia uma excelente camuflagem.
Se você gosto deste post: – vai gostar também de ler esta notícia: Anta cai em buraco e resgate foi emocionante
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!