“Escuto o sabor do peixe, enxergo o som da mordida e ouço o cheiro da natureza. Mesmo escrevendo sem o uso da gramática, tenho certeza que você entendeu. Antigamente não tínhamos letras e as pessoas nem falavam, mas estamos acompanhando o ritmo natural das coisas, na evolução”.
Foi assim, brincando com a gramática que o guia turístico Ailton Lara, descreveu o impressionante flagrante feito por ele nas águas pantaneiras, em Mato Grosso-MT, no momento em que uma ariranha estava simplesmente destroçando um peixe.
Realmente parecia estar muito saboroso o peixe, tanto é, que a senhora ariranha nem se importou com a presença de pessoas ao seu redor.
Ver essa foto no Instagram
Conheça mais sobre a Ariranha
A ariranha (Pteronura brasiliensis), também conhecida como onça-d’água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul.
É o membro mais antigo dos mustelídeos, um grupo de predadores de sucesso global, alcançando até 1,7 metros (5,6 pés). Atípica dos mustelídeos, uma ariranha é uma espécie social, com grupos familiares sustentando de três a oito membros.
Os grupos estão centrados em um par reprodutor dominante e são extremamente coesos e cooperativos. Embora geralmente pacífica, a espécie é territorialista, e a agressão foi observada entre os grupos. É diurna, sendo ativa exclusivamente durante o dia. É a espécie de lontra mais barulhenta e foram documentadas vocalizações distintas que indicam alarme, agressão e segurança.
A ariranha mostra uma variedade de adaptações adequadas a um estilo de vida anfíbio, incluindo pelo excepcionalmente denso, cauda em forma de asa e pés palmados. Prefere rios e riachos de água doce, que geralmente são inundados sazonalmente, e também podem levar a lagos e nascentes de água doce.
Constrói extensos acampamentos próximos às áreas de alimentação, eliminando grande quantidade de vegetação. Sobrevive quase exclusivamente com uma dieta de peixes, principalmente caraciformes e bagres, mas também pode comer caranguejos, tartarugas, cobras e pequenos jacarés.
Não tem predadores naturais sérios além do homem, embora precise competir com outros predadores, como a lontra-neotropical, a onça-pintada e várias espécies de crocodilo, por recursos alimentares.
Se você gostou deste post: Impressionante! vídeo mostra ariranha destroçando peixe no Pantanal – vai gostar também de ler esta notícia: Implacável duelo; onça versos cobra sucuri
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.