Uma impressionante disputa entre uma hiena e um leopardo por conta da carcaça de um animal abatido foi registrada e viralizou nas redes sociais. Confira no vídeo abaixo.
A disputa entre a hiena e o leopardo aconteceu na África e mostra o quanto é importante a luta entre os animais selvagens, para sobreviver aos perigos da savana africana.
No vídeo, o leopardo aparece em cima de uma árvore tentando devorar uma presa que acabara de abater. Porém, além de superar o desafio de conseguir um lanchinho, o leopardo ainda tem que lidar com as intrusas e oportunistas hienas, que se aproveitam para roubar a comida alheia.
A Hiena
A hiena (Hyaenidae) é um animal carnívoro que predomina as planícies e savanas da África e Ásia.
Apesar de se parecerem exteriormente com os canídeos, as hienas têm maior afinidade com a família Viverridae e, juntamente com os membros dessa última e com os membros da família Felidae, têm origem na extinta família Viverravidae.
Uma das características das hienas, é que são extremamente fiéis e amigas, podendo se considerar assim um animal muito leal.
As hienas são animais carnívoros de médio a grande porte que ocupam lugares cimeiros na cadeia alimentar; a exceção é o lobo-da-terra que é insetívoro.
A sua cabeça é grande em relação ao corpo, com orelhas relativamente grandes de terminação em bico ou arredondada e músculos maxilares poderosos. As patas traseiras, fortemente musculadas, são mais curtas que as patas da frente, o que dá um aspecto assimétrico ao animal.
Apesar de serem caçadores eficientes, grande parte da alimentação das hienas é à base de carcaças que encontram ou que roubam a outros carnívoros.
As hienas não são corredoras de velocidade, mas são resistentes e podem perseguir uma presa ao longo de vários quilômetros. A dentição é composta por 32 a 34 dentes fortes e adaptados à mastigação de ossos. O seu sistema digestivo está bastante bem adaptado à digestão de ossos e outras partes mais duras das suas presas.
Esta eficiência em aproveitar todos os nutrientes de uma carcaça é uma das razões para o sucesso evolutivo do grupo – no qual as formas meramente corredoras, com uma dentição mais adaptada ao consumo de partes moles, desapareceram pela competição ecológica com os canídeos. A hiena produz um som parecido com o de uma risada.
Suas sociedades são dominadas pelas fêmeas, o que não é comum entre mamíferos, e as fêmeas têm níveis de agressividade muito altos, gerando hormônios masculinos, o que de fato interfere na procriação. Até as crias são muito agressivas e é comum matarem-se umas as outras. As hienas nascem com os olhos abertos e os dentes inteiramente formados.
Se você gostou deste post: Impressionante briga entre cobra sucuri e jacaré! Quem vence essa? –vai gostar também de ler esta notícia: Incrível luta da sucuri para vencer a correnteza
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!