Impressionante cobra tentando engolir ovo; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes
Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes

Impressionante momento em que uma cobra foi flagrada tentando engolir um ovo. Com o olho maior que a barriga, a cobra teve dificuldade para engolir o ovo.

Cobra é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente, enquanto cobra-(de-)capelo designa serpentes (muito venenosas), da família Elapídeos, que, quando excitadas, dilatam a região cervical em jeito de capelo ou capuz de um monge (nas restantes línguas europeias, cobra designa as cobras-capelo, por truncamento a partir da palavra portuguesa).

A maior parte das cobras-capelo põe ovos e a maior parte delas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a eclodir.

https://www.instagram.com/p/ChSVik7ANuR

Recentemente, foi confirmado que várias espécies de cobras-capelo desenvolvem os seus descendentes completamente dentro de si, nutrindo-os através de uma placenta e um saco amniótico. A retenção de ovos e os partos ao vivo são normalmente, mas não exclusivamente, associados a climas frios, sendo que a retenção dos descendentes dentro da fêmea permite-lhe controlar as suas temperaturas com maior eficácia do que se estes se encontrassem no exterior.

Todas as cobras são carnívoras e alimentam-se de outros animais, e algumas espécies comem outras cobras. Nessa caso em que vamos mostrar, a barriga de uma cobra explodiu quando ela engoliu um rato.

Existem cobras que possuem peçonha, ou seja, veneno, que é usado para matar suas presas antes de engolir. Já outras espécies, como as jiboias e sucuris, por exemplo, matam suas presas por constrição, ou seja, dão o chamado ‘abraço mortal’.

As cobras não mastigam quando comem, elas possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas.

A cobra-liga comum ( Thamnophis sirtalis ) é uma espécie de cobra natricina , nativa da América do Norte
A cobra-liga comum ( Thamnophis sirtalis ) é uma espécie de cobra natricina , nativa da América do Norte

Isso se dá graças ao osso quadrado que funciona como uma peça de encaixe, que quando necessário desarticula sua mandíbula para se adaptar ao tamanho de sua presa (ao contrário da crença popular, elas não desarticulam as suas mandíbulas), assim como numerosas outras articulações do seu crânio, permitindo-lhes abrir a boca de forma a engolir toda a sua presa, mesmo que ela tenha um diâmetro maior que a própria cobra.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.