Uma cena muito impressionante de uma cobra jararaca foi flagrada e está circulando na redes sociais. Veja o vídeo abaixo.
A jararaca foi flagrada pendurada em um muro e estava devorando um sapo. Porém, com a aproximação da pessoa que estava filmando, a jararaca se sentiu ameaçada e regurgitou o sapo.
Esse processo de regurgitar a presa recém engolida, é um mecanismo de defesa, uma vez que com o estomago vazio, a cobra tem mais agilidade para fugir do perigo. Mas ela paga um preço muito alto por isso, pois ao regurgitar, pode ferir seriamente seu sistema digestivo.
Comportamento da jararaca
Com hábitos terrestres e noturnos, a jararaca habita geralmente campos, matas e cerrado. Sua refeição é composta basicamente por pequenos roedores. São cobras com atividades mais intensas de outubro a maio, período mais quente e úmido. Já nos meses mais frio, não são muito ativas, passando a maior parte do seu tempo, abrigadas em tocas.
A jararaca é considerada a serpente peçonhenta mais comum encontrada na Mata Atlântica. Pode atingir em média 1,2 metros de comprimento.
Essas serpentes possuem dentes inoculadores e uma fosseta loreal (uma abertura entre o olho e a narina que é um órgão termorreceptor). Há diferença entre a peçonha de cobras filhotes e adultas, as jovens são predominantemente coaguladoras, já as adultas possuem uma ação proleolítica maior do que a ação coagulante.
Possui corpo marrom com manchas triangulares escuras e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme, peculiaridades que propicia uma excelente camuflagem.
Se você gosto deste post: – vai gostar também de ler esta notícia: Espetacular passei da cobra muçurana a procura de namorado
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!