Hoje, dia 29 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Onça-pintada. Desde 2003 é uma data comemorada para unir esforços e promover ações de preservação da espécie, já que a onça-pintada é o símbolo da conservação da biodiversidade brasileira.
O Dia Nacional da Onça-Pintada foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente.
A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo. É uma espécie de grande importância ecológica, pois desempenha um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas em que vive.
As onças-pintadas são importantes predadores, pois ocupam o topo da cadeia alimentar e desempenham um papel importante no controle da população de presas. Além disso, as onças-pintadas também ajudam a dispersar sementes e a polinizar plantas.
No entanto, a onça-pintada está ameaçada de extinção. As principais ameaças à espécie são o desmatamento, a caça e o conflito com humanos. O desmatamento fragmenta o habitat da onça-pintada, dificultando a sua locomoção e a procura de presas.
A caça é uma ameaça direta à espécie, pois muitas onças são mortas por caçadores furtivos para obter a sua pele ou partes do corpo. O conflito com humanos ocorre quando as onças-pintadas atacam animais domésticos ou pessoas.
O Dia Nacional da Onça-Pintada é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da conservação da espécie. A data é marcada por diversas atividades, como palestras, exposições, caminhadas e atividades educativas.
Aqui estão algumas ações que você pode fazer para ajudar a proteger a onça-pintada:
Apoie projetos de conservação da onça-pintada.
Recicle e reduza o seu consumo para ajudar a diminuir o desmatamento.
Não compre produtos feitos com pele de onça-pintada.
Informe-se sobre as ameaças à onça-pintada e compartilhe essas informações com outras pessoas.
Junto, podemos fazer a diferença!