Guias turísticos ficam encurralados por onça-pintada

Fonte: CenarioMT

Guias turísticos sobem em árvore após onça-pitada aparecer em passarela que eles consertavam, no Pantanal de MS. — Foto: Giuliano Acunha Dias
Guias turísticos sobem em árvore após onça-pitada aparecer em passarela que eles consertavam, no Pantanal de MS. — Foto: Giuliano Acunha Dias

Dois guias turísticos ficaram encurralados quando uma onça-pintada resolveu passear sobre a passarela onde estavam. A trilha fica em uma fazenda no município de Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul (MS).

O flagrante aconteceu em outubro de 2018.

Quando a onça-pintada se aproximou, os guias subiram em uma árvore e ficaram observando a onça, que também os observava em debaixo.

O guia Giuliano Acunha Dias, foi quem fez a filmagem do momento em que a onça apareceu. Ele comentou que estava limpando a trilha com o colega de trabalho, quando a situação ocorreu.

“Sempre vamos em dois no local quando temos que fazer alguma coisa lá. Usamos binóculos para observar se há algum animal, até mesmo porque o lugar é deles. Essa trilha tem 900 metros e ela estava bem na ponta e caminhava tranquilamente em direção da gente“, comentou ao G1.

“O bicho é lindo demais. Estou impressionado com a beleza dele e é algo único. Toda vez que vejo uma onça, sempre tem aquela sensação de ser a primeira vez”, afirma.

Onça-pintada

onça-pintada ou jaguar (nome científico: Panthera onca), também conhecida como onça-preta (no caso dos indivíduos melânicos), é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, está extinta desde o início do século XX, mas possivelmente ainda ocorre no Arizona. É encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais, e geralmente não ocorre acima dos 1.200 m de altitude. A onça-pintada está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.

Se você gostou deste post: Guias turísticos ficam encurralados por onça-pintada  – vai gostar também de ler esta notícia: Tamanduá venceu a batalha contra a onça-pintada?

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.