Guia turístico mostra lindos flagrantes do Pantanal; VEJA

Fonte: CenarioMT

A planície pantaneira é levemente ondulada, pontilhada por raras elevações isoladas, e rica em depressões rasas
A planície pantaneira é levemente ondulada, pontilhada por raras elevações isoladas, e rica em depressões rasas. Foto: IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Conhecido por suas belezas naturais, o Pantanal recebe diariamente turistas do mundo todo, que vão em busca de fotografar e filmar a rica fauna da região. Entre os animais mais desejados pelos fotógrafos, estão as onças-pintadas e as cobra sucuris.

Em seu cana no YouTube TERRA DA SUCURI, o guia turístico Vilmar Teixeira mostra diversos flagrantes incríveis desses animais em seu habitat natural.

Com uma área de 250 mil km², o Pantanal ocupa 2% do território brasileiro nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo a maior área inundável do planeta Terra. Ocupa ainda parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

O Pantanal

O Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal – Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense as Reservas Particulares de Proteção Natural de Acurizal, Penha e Dorochê, que constitui o maior sistem inundável de água doce do planeta Terra, bem como um dos mais ricos ecossistema em vida selvagem, o Pantanal foi listado pela UNESCO, em 200, como um dos principais Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

O Pantanal recebeu esse reconhecimento devido à paisagem que, formada por ecossistemas particulares e tipicamente regionais, constitui uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.

Sua constituição é resultado da separação do oceano há milhões de anos, formando o que se pode chamar de mar interior. A colonização da região teve início no século XVIII, devido à chegada dos bandeirantes vindos de São Paulo, em busca de ouro. Após a Guerra do Paraguai, com o declínio da atividade mineradora, o povoamento deslocou-se para oeste, em função das grandes fazendas de pecuária extensiva.

A planície pantaneira é levemente ondulada, pontilhada por raras elevações isoladas, e rica em depressões rasas. Foto: IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A planície pantaneira é levemente ondulada, pontilhada por raras elevações isoladas, e rica em depressões rasas. Foto: IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A planície pantaneira é levemente ondulada, pontilhada por raras elevações isoladas, e rica em depressões rasas. Seus limites são marcados por variados sistemas de elevações como chapadas, serras e maciços, sendo cortado por grande quantidade de rios pertencentes à bacia do rio Paraguai.

Devido à baixa declividade da planície pantaneira, as águas oriundas das cabeceiras do rio Paraguai chegam a gastar quatro meses ou mais para atravessar todo o Pantanal. Nesse percurso, formam extensas áreas inundadas, que servem de abrigo a inúmeras espécies da fauna e da flora. Inclusive, muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira.

Se você gostou deste post: Onça-pintada viraliza ao lutar contra rivais inesperados; ASSISTA  – vai gostar também de ler esta notícia: Flagrante de onças disputando jacaré; VÍDEO INCRÍVEL

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.