Gavião-real pousa para foto em Mato Grosso; Vídeo incrível

O gavião-real é uma ave de grande porte, com comprimento de corpo de 90 a 100 cm e envergadura de 180 a 220 cm.

Fonte: CenarioMT

O gavião-real, também conhecido como harpia, é a maior ave de rapina da América do Sul e uma das maiores do mundo. É encontrada nas florestas tropicais e subtropicais da América Central, América do Sul e México.
O gavião-real, também conhecido como harpia, é a maior ave de rapina da América do Sul e uma das maiores do mundo. É encontrada nas florestas tropicais e subtropicais da América Central, América do Sul e México. Foto: Carlos Pinheiro.

Um gavião-real, conhecido também por harpia, pousou para fotos e vídeo que foram registrados pelo empresário Carlos Pinheiro, no município de Alta Floresta, interior de Mato Groso (MT).

Por incrível que parece, o empresário teve duas oportunidade únicas de fazer selfie com o gavião-real.

A primeira aconteceu em fevereiro desse ano, quando Carlos passeava de carro e percebeu a ave em cima de uma cerca. Porém, o empresário desceu e conseguiu se aproximar, sem que o gavião voasse, resultando em um momento de milhões.

Primeiro encontro com o gavião-real

YouTube video

O segundo encontro de milhões entre Carlos e o gavião-real, aconteceu nessa quinta-feira, 02 de novembro de 2023.

“Dá uma olhada gente! Ganhamos na mega sena ou não ganhamos?”, descreveu o empresário ao se referir ao segundo encontro com a ave de rapina.

O segundo encontro com o gavião

YouTube video

Conheça mais sobre o gavião-real

O gavião-real, também conhecido como harpia, é a maior ave de rapina da América do Sul e uma das maiores do mundo. É encontrada nas florestas tropicais e subtropicais da América Central, América do Sul e México.

O gavião-real é uma ave de grande porte, com comprimento de corpo de 90 a 100 cm e envergadura de 180 a 220 cm. As fêmeas são maiores que os machos, com peso de 7 a 12 kg, enquanto os machos pesam de 4 a 9 kg.

A plumagem do gavião-real é preta, com manchas brancas na cabeça, pescoço e peito. A cabeça é grande e redonda, com olhos grandes e amarelos. As asas são longas e pontudas, e a cauda é curta e retangular.

O gavião-real é um predador oportunista, que se alimenta de uma variedade de animais, incluindo macacos, preguiças, quatis, capivaras, iguanas e aves. Caça principalmente de árvores, mas também pode mergulhar do céu para capturar presas.

O gavião-real é uma espécie ameaçada de extinção, devido à destruição de seu habitat e à caça. É uma espécie importante para o ecossistema da floresta tropical, pois ajuda a controlar a população de animais herbívoros.

O gavião-real é uma ave de grande porte, com comprimento de corpo de 90 a 100 cm e envergadura de 180 a 220 cm.
Foto: cavan.com/photo

Aqui estão algumas características físicas e comportamentais do gavião-real:

  • Características físicas:
    • Grande porte;
    • Plumagem preta com manchas brancas;
    • Cabeça grande e redonda;
    • Olhos grandes e amarelos;
    • Asas longas e pontudas;
    • Cauda curta e retangular.
  • Comportamento:
    • Predador oportunista;
    • Se alimenta de macacos, preguiças, quatis, capivaras, iguanas e aves;
    • Caça principalmente de árvores;
    • Ameaçado de extinção.

O gavião-real é uma ave fascinante e majestosa, que é um símbolo da biodiversidade da América do Sul.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.