Gambá segura garfo e vídeo viraliza na internet  

Fonte: CenarioMT

Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes
Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes

Imagem de um gambá segurando um garfo de madeira viralizou nas internet. O vídeo do gambá com o garfo na mão, como quisesse se defender das pessoas que está filmando, foi gravado na terça-feira (30) por agentes da Guarda Marítima Ambiental, na Praia do Forno em Arraial do Cabo, no estado do Rio De Janeiro (RJ).

No vídeo, o gambá aparece em meio ao lixo espalhado no local. A cena foi gravada pelo guarda Marcos Teixeira.

“Uma gambázinha aqui, oh. Armado pra cima de mim ainda, com um garfo. Se defendendo com um garfinho e um palitinho. Pra quem diz que [animal] não sabe se defender… Aí, oh”, comenta Marcos no vídeo.

De acordo com o Biólogo Henrique Abrahão, o anima que aparece no vídeo é da espécie Philander frenatus, conhecida como Cuíca-de-quatro-olhos, e popularmente chamado de gambá na região.

Assista ao vídeo da cuíca segurando o garfo

YouTube video

Saiba mais sobre a cuíca

A cuíca é um grande gambá cinza escuro. O pelo dorsal é cinza escuro e o dos lados também é cinza, mas mais claro que o dorsal. A pele ventral é branca ou de cor creme.

Os pelos da garganta têm bases acinzentadas, mas são divididos em dois por uma faixa vertical de cor creme que vai ao longo da linha média da garganta. Seu pelo é curto. Sua cauda é marrom-escura ou preta em todo o seu comprimento.

A cuíca-de-quatro-olhos tem porte médio, com seu tamanho variando de 236 a 327 milímetros, além de sua cauda, que mede 237 a 327 milímetros. Seu marsúpio é voltado à extremidade anterior.

São animais solitários, exceto durante a época reprodutiva. Apresentam hábitos noturnos e crepusculares, se abrigam em cavidades entre rochas ou dentro de troncos ocos, sob a cobertura de arbustos ou plantas mortas e até dentro em tocas, muitas vezes cavadas por eles mesmos.
Os gambás, ou saruês, são animais comumente vistos na região do Congresso Nacional. Foto: aqueleato.org

Pesa de 341 a 910 gramas. Possui dimorfismo sexual, com os machos sendo maiores que as fêmeas. Habitam florestas em dossel e no solo, onde se alimentam de frutos, pequenos invertebrados e vertebrados e até carniça.

Se você gostou deste post: Conheça a misteriosa boca da cobra sucuri   vai gostar também de ler esta notícia: Veja cobra sucuri fica presa em rede de pesca

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.