Gambá invade loja e causa correia de clientes; veja o vídeo

Fonte: CenárioMT

São animais solitários, exceto durante a época reprodutiva. Apresentam hábitos noturnos e crepusculares, se abrigam em cavidades entre rochas ou dentro de troncos ocos, sob a cobertura de arbustos ou plantas mortas e até dentro em tocas, muitas vezes cavadas por eles mesmos.
Os gambás, ou saruês, são animais comumente vistos na região do Congresso Nacional. Foto: aqueleato.org

Gambá invade loja e causa correia entre os clientes. O gambá, também conhecido pelo nome de mucura, invadiu a loja que fica em uma galeria comercial no centro de Manaus –AM.

O vídeo circulou nas redes sociais, ontem quinta-feira (28).

Nas imagens do circuito interno de segurança da loja, é possível ver o momento em que o gambá corre por corredores e entra no estabelecimento.

Entanto algumas pessoas correm de um lado para o outro, outras sobem em móveis. O gambá, ou mucura como é conhecido naquela região, tentava apenas encontrar um abrigo.

Veja vídeo:

Curiosidades sobre Gambá

Do gênero Didephis, o gambá e um animal marsupial da família Didelphidae. Seu porte físico assemelhe-se a de um gato e pesa em média até 4 kg, atingido na vida adulta em torno de 50 cm, sem contar a cauda, que tem a mesma proporção de tamanho de seu corpo.

Seu focinho é alongado e pontudo, o pescoço é grosso e os membros são curtos. A cor da pelagem varia muito. Têm uma cauda é preênsil, redonda e grossa, apresenta pêlos só na base, sendo que o restante é revestida por escamas pequenas. Seus movimentos são lentos em terra, pois nas árvores se mostra ágil, trepando com facilidade e com a ajuda da cauda.

O gambá tem hábitos noturnos e alimenta-se de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros. É comum encontrar esses animais em galinheiros, onde se alimenta do sangue das galinhas.

Gamba brasil 2
Os gambás, ou saruês, são animais comumente vistos na região do Congresso Nacional. Foto: aqueleato.org

Porém, a característica mais marcante desse animal é o terrível odor proveniente de um liquido produzido pelas suas glândulas axilares, que o gambá utiliza como um recurso de defesa quando se sente ameaçado. O liquido é tão fétido que atrapalha o agressor em seu potencial ataque, possibilitando que o gambá escape. Outra atitude comum aos gambás em situação de ameaça é fingir-se de morto, na esperança de que quem o ataca desista.

(Com informações do portal InfoEscola)

Se você gostou deste post Gambá deixa projétil de fuzil na porta de gabinete de senador vai gostar também de ler esta notícia: Onça-parda atacando capivara é flagrada por pecuarista; veja o vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.