Galinhas colocam cobra venenosa para correr

Fonte: CenarioMT

Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes
Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes

Lucas do Rio Verde – MT, 19 de junho de 2022, por João Ricardo. Galinhas realmente foram capazes de colocar uma cobra venenosa para correr?

Vamos descobrir em um vídeo que foi publicado pelo Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – em seu canal no Youtube.

A cobra venenosa, nada mais é do que a temida Bothrops jararacussu –  jararacuçu ou surucucu – como é conhecida popularmente.

As galinhas que colocaram a cobra venenosa para correr foram as galinhas-d’angola (Numida meleagris).É uma ave da ordem dos galináceos, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental.

As galinha-d'angola locomovem-se em bando e são muito organizadas: cada grupo tem seu líder, fácil de ser detectado no momento da alimentação; enquanto o bando se alimenta, o líder vigia, começando a comer apenas após de verificar se está tudo em ordem.
Galinha d’angola. Foto: EcoPrint / Shutterstock.com

As aves ficam nervosas facilmente. São extremamente agitadas, muitas vezes chegando ao estresse. São aves de bando: vivem em bandos, locomovem-se em bandos e precisam do bando para se reproduzir, pois só assim sentem estímulo para o acasalamento.

A Bothrops jararacussu é uma víbora venenosa da família dos viperídeos. De até 2 metros de comprimento e coloração dorsal variável entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras.

É encontrada na Bolívia, Brasil (Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul), Paraguai e Argentina.

A espécie tem dimorfismo sexual, sendo as fêmeas maiores que os machos e diferentes na coloração: ele é cinza e ela, amarelada. São muito temidas pela quantidade de veneno que podem injetar.

Localizar uma jararacuçu no meio da floresta não é fácil porque ela possui uma camuflagem quase perfeita e, mesmo para olhos treinados, quase sempre passa despercebida.

As jararacuçus costumam tomar sol para se aquecerem durante o dia e preferem caçar à noite. Os adultos alimentam-se de pequenos roedores e aves e os juvenis se alimentam de pequenos anfíbios, minhocas e até de alguns insetos.

A reprodução é ovovivípara, nascendo entre 16 e 20 filhotes no início da estação chuvosa.

A Jararacuçu possui uma peçonha potente, de ação citotóxica, hemotóxica e até mesmo miotóxica, foram examinadas 29 picadas de Jararacuçu em São Paulo, os principais e mais comuns sintomas relatados foram dor local, obsessos, inchaço, necrose, choque, incoagulabilidade sanguínea, hemorragia externa grave e insuficiência renal.

Bothrops jararacussu, conhecida como jararacuçu, jararacuçu-verdadeiro, surucucu, surucucu-dourada, surucucu-tapete, urutu-dourado, urutu-estrela e patrona, é uma víbora venenosa da família dos viperídeos
O Biólogo Jackson Preuss, deparou-se com uma Jararacuçu. Foto: arquivo pessoal.

Outros relatados incluíam insuficiência circulatória e respiratória, necrose tubular aguda(sendo a principal causa de insuficiência renal), edema cerebral, rabdomipolise hemorrágica local e Coagulação intravascular disseminada(CID).

Hemorragia intracerebral e falência renal já foram relatadas em um homem picado por uma Jararacuçu jovem, o que indica que os espécimes jovens também podem dar uma picada fatal.

A peçonha desta víbora apresenta uma dose letal mediana de 0.14 mg/kg (injeção intravenosa), 4.92 mg/kg (injeção subcutânea) e 2.73 mg/kg (injeção intraperitoneal), enquanto o rendimento médio por picada é de 1000 mg (1 grama).

Se você gostou deste post: Galinhas colocam cobra venenosa para correr; VÍDEO IMPRESSIONANTE – vai gostar também de ler esta notícia: Como a cobra cascavel macho faz para conquistar a fêmea? Descubra no vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!