Foi brincar com lagarto e levou o maior susto; ASSISTA

Fonte: CenarioMT

Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes
Para muitas pessoas parece um comportamento estranho a cobra mesmo com a cabeça decapitada, conseguir se mexer e até mesmo dar botes

Lucas do Rio Verde – MT, 15 de junho de 2022, por João RicardoImagens de pessoas brincando com lagartos teiú e se dando mal chamam a atenção dos internautas.

Como é o caso do vídeo publicado pelo Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras – em seu canal no Youtube.

Em uma das situações, um jovem usa uma vara para mexer com o lagarto, que incomodado com a situação, corre atrás do homem.

Em outro vídeo, o jovem vai alimentar o lagarto teiú. O lagarto acaba dando uma mordida no dedo do jovem.

YouTube video

O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiútiútivaçutejuaçulagartiutejutegujacurarujacuarujacuruarujacruaru e caruaru. Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento) e abrange sete espécies em dois gêneros, todas nativas da América do Sul.

São heliófilos e de hábitos diurnos, predadores oportunistas e generalistas, podendo consumir vegetais, artrópodes, outros vertebrados e carniça. Todas as espécies do gênero possuem parte da distribuição no território brasileiro.

Dos Teiidae, é o lagarto mais comum em cativeiro, no Brasil. Atinge até 2 metros de comprimento, incluindo a cauda. Possui cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. A língua é cor-de-rosa, comprida e bífida; a cauda, longa e arredondada. Sua coloração geral é negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros, com região gular (garganta) e face ventral brancas, adornadas de manchas negras. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo à medida que se desenvolvem.

Podem ser animais agressivos, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para se evitarem mordidas
Foto: Burle Beline

Onívoros, alimentam-se, em cativeiro, de gemas de ovos, carnes, rãs, frutas, vegetais, etc.

Podem ser animais agressivos, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para se evitarem mordidas. Ovíparos, põem, em média 30 ovos, os quais são incubados por um período de 90 dias.

Se você gostou deste post: Sucuri de 10 Metros encontrada? Confira no vídeo a seguir  – vai gostar também de ler esta notícia: Impressionante sucuri engolindo capivara dentro do rio; Vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.