Que o Pantanal Mato-grossense nos presenteia com inúmeros flagrantes da vida selvagem, ninguém tem dúvidas. Tanto é que milhares de turistas do mundo todo, são atraídos pelas belezas naturais desse lugar encantador.
Uma série de imagens, diga-se de passagem lindíssimas, que vamos apresentar a seguir, mostra um pouco do cotidiano das onças-pintadas no maior berçário natural desses felinos, na América Latina.
São flagrantes de onças sozinhas ou em família, que aproveitam a tranquilidade e a riqueza do Pantanal, para repousar e se descontraírem. São momentos raros, pois na natureza, dificilmente um animal vive tranquilo sem que algum predador esteja a espreita para dar o ‘bote’.
Todas as imagens, e muito mais, também estão disponível no perfil @Jaguar Photo Expeditions, no Instagram.
Neste primeiro vídeo, vemos três onças, sendo a mãe e dois filhotes as margens de um rio. Um dos filhotes parece que implora para que a mamãe o deixe mamar. Assista.
Neste segundo vídeo, observamos a intimidade entre cria e criação. A mamãe onça deitada, enquanto o filhote a acaricia e ainda aproveita para mamar. Veja.
O próximo vídeo, digamos que as onças foram flagradas em momento mais de intimidade. Pelo que parece, estavam de namorico quando foram filmados pelos turistas em uma noite qualquer do Pantanal Mato-grossense.
“Há, como é calma a vida no Pantanal”, deve pensar essa onça-pintada que foi flagrada relaxando sobre o tronco de uma árvore. Não é por menos, pois o bioma oferece muitos alimentos e uma vasta área para esses felino viverem.
O último registro dessa série vamos acompanhar um momento de lazer de uma família de onças-pintadas. Aproveitando os momentos em que não estão caçando o lutando pela sobrevivência, as onças decidiram tomar banho de rio, nadar um pouco para manter a forma e força física.
Além de ágeis em solo, excelentes escaladoras de árvores, as onças são exímias nadadoras. Confira o vídeo:
A onça-pintada
A onça-pintada (Panthera onça) é a rainha do Pantanal, ao passo que está no topo da cadeia alimentar, sendo o animal considerado o mais incrível superpredador.
Porém, o maior desafio desses maravilhosos felinos é sobreviver em espaços cada vez menores por conta do desmatamento e destruição de seu habitat natural.
De grande porte, a onça-pintada pode chegar a mais de 150 quilos e comprimento entre 1,12 a 1,85 metros. Ao contrário dos leopardos, as onças têm cauda mais curta. Outra diferencia entre eles é o padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho.
Além de possuir uma força excepcional, a onça-pintada é a que possui maior poder em suas mordidas, entre os grandes felinos do planeta. O que dá a esses animais, a possibilidade de perfurar facilmente casco de tartarugas e crânios de suas presas.
Geralmente solitária, principalmente os machos, as onças caçam através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.
Se você gostou deste post: Fofuras no Pantanal; lindas imagens de onças flagradas em momento de descontração – vai gostar também de ler esta notícia: Pescador leva maior susto após tubarão-tigre atacar caiaque
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!