Um incrível flagrante de duas onças disputando um jacaré após ter sido abatido, ganhou repercussão nas redes sociais.
Na verdade, trata-se de duas onças-pintadas, sendo mamãe e filhote, saboreando uma deliciosa refeição, as margens de um rio no Pantanal Mato-grossense.
O flagrante foi feito pelo guia turístico Branco Arruda, que divulga suas aventuras em seu perfil no Instagram.
ONÇA-PINTADA
A onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.
Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente.
As onças pintadas possuem mandíbulas excepcionalmente fortes, apresentando as mais poderosas mordidas dentre todos os grandes felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.
Por estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, esse animal o mesmo tempo temido e admirado que habita o imaginário das pessoas é um indicador de qualidade ambiental. A ocorrência desses felinos em uma região indica que ele ainda oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência.
As crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem, assim como o desmatamento e a caça às presas silvestres e às próprias onças são as principais causas da diminuição da população de onças no Brasil.
Reduzir essas ameaças é fundamental para garantir a sobrevivência da onça-pintada e a integridade dos ecossistemas.
Se você gostou deste post: O bote que deu errado da onça-pintada; ASSISTA – vai gostar também de ler esta notícia: INÉDITO; namoro de cobra muçurana termina mau
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!