Flagrante de namoro de cobras muçuranas; ASSISTA

Fonte: CenarioMT

Serpente terrestre e diurna e alimenta-se de roedores, pequenos mamíferos, pequenos lagartos e cobras.
Serpente terrestre e diurna e alimenta-se de roedores, pequenos mamíferos, pequenos lagartos e cobras. Foto: reprodução/Rei das Serpetes.

A cobra muçurana –  Boiruna sertaneja é uma espécie de serpente encontrada no sertão do Brasil. É também chamada de cobra-pretamuçuranacobra-de-leitelimpa-pastolimpa-campo e papa-rato.

Cobra grande em comprimento, corpo médio com cauda moderadamente curta. Pode crescer até um máximo de cerca de 2,24 metros. A cabeça é distinta do pescoço.

O focinho é arredondado quando visto de cima. Os olhos são de tamanho médio com pupilas verticalmente elípticas. As escamas dorsais são lisas com fossas apicais emparelhadas. Linha da escala vertebral não aumentada.

Serpente terrestre e diurna e alimenta-se de roedores, pequenos mamíferos, pequenos lagartos e cobras.

O flagrante do namoro das cobras muçuranas foi feito pelo por Haroldo Bauer – O Rei das Serpentes –  e sua equipe no sertão pernambucano.

YouTube video

A COBRA

Cobra é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente. Enquanto cobra-(de-)capelo designa serpentes (muito venenosas), da família Elapídeos, que, quando excitadas, dilatam a região cervical em jeito de capelo ou capuz de um monge (nas restantes línguas europeias, cobra designa as cobras-capelo, por truncamento a partir da palavra portuguesa).

A maior parte das cobras-capelo põe ovos e a maior parte delas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a eclodir.

Recentemente, foi confirmado que várias espécies de cobras-capelo desenvolvem os seus descendentes completamente dentro de si, nutrindo-os através de uma placenta e um saco amniótico.

A cobra não é peçonhenta e de acordo com o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras - trata-se de uma Xenodon Merremii, conhecida popularmente pelo nome de cobra Capitão-do-Mato ou Boipeva.
A cobra não é peçonhenta e de acordo com o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras – trata-se de uma Xenodon Merremii, conhecida popularmente pelo nome de cobra Capitão-do-Mato ou Boipeva.

A retenção de ovos e os partos ao vivo são normalmente, mas não exclusivamente, associados a climas frios, sendo que a retenção dos descendentes dentro da fêmea permite-lhe controlar as suas temperaturas com maior eficácia do que se estes se encontrassem no exterior. (Fonte: Wikipédia)

Se você gostou deste post: Flagrante de namoro de cobras muçuranas; ASSISTA – vai gostar também de ler esta notícia: Jiboia exótica é abandonada em frente a batalhão policial; VÍDEO

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.