Filhotes e cuíca (Marmosops paulensis) foram flagrados caçando e abatendo perigosos escorpiões.
Mesmo sendo pequenos, os filhotes de cuíca são vorazes caçadores e chegam a devorar cobras peçonhentas e outros animais.
O flagrante dos filhotes abatendo os escorpiões foi feito por Haroldo Bauer – O Rei das Serpentes – e sua equipe, no sertão pernambucano.
A Cuíca
A Cuíca, Marmosops paulensis é uma espécie de marsupial da família Didelphidae, também conhecida como cuíca ou marmosa. A espécie é endêmica do Brasil, onde pode ser encontrada nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, dentro do bioma Mata Atlântica.
No âmbito global é classificada como “Pouco preocupante”, no âmbito nacional é classificada como “Vulnerável” e no estado de São Paulo é considerada “Ameaçada”.
A atual classificação nacional é devido ao fato que a espécie só é vista em florestas ombrófilas de densa altitudes e tem sido registrada em altitudes a partir de 1200m em anos recentes, sendo que previamente, era registrada a sua presença a partir de 800m de altitude.
O Escorpião
O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.
Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A denominação da espécie é devida à presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda.
Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.
Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada é responsável pela maioria dos acidentes escorpiônicos verificados no Brasil em região urbana, devido ainda à grande expansão de distribuição nos últimos 25 anos.
Se você gostou deste post: Filhotes de cuíca caçam e abatem perigosos escorpiões; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri gigante descansa em Árvore; ASSISTA
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!