Fantástica batalha entre peixe-elétrico e seus predadores; vídeo

Um peixe-elétrico pode gerar mais de 600 volts numa única descarga.

Fonte: CenárioMT

Electric eel Electrophorus electricus
Um peixe-elétrico pode gerar mais de 600 volts numa única descarga. Foto: internet.

Fantástica batalha entre peixe-elétrico e seus predadores é tema do vídeo produzido por Tayrones Alves. Peixe-elétrico é uma denominação dada às espécies de peixes de deferentes gêneros, capazes de produzir descargas elétricas suficiente para neutralizar predadores, como jacaré, por exemplo.

Os peixes-elétricos vivem tanto em águas doces, quando salgadas. No Brasil é conhecido também pelo nome de poraquê.

Amante da pesca esportiva e da natureza, Tayrones Alves, morador de Sete Lagoas – Mina Gerais (MG), decidiu criar um canal no Youtube e no Instagram, onde compartilha diversos flagrantes do mundo animal.

No vídeo produzido por Tayrones (siga também no Instagram), é possível observar a agilidade de algumas espécies de peixes-elétricos, em um fantástica batalha contra possíveis predadores, pela sobrevivência.

https://www.youtube.com/watch?v=CaPjyACkPCY

Cada vez que os eletrócitos são estimulados por um comando que vem do cérebro, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milésimos de volt (120 milivolts), dando uma espécie de ‘super poder’ aos peixes-elétricos.

Como o órgão elétrico é formado por milhares de eletrócitos que se descarregam ao mesmo tempo, um peixe como o brasileiro poraquê (Electrophorus electricus), com mais de 2 metros de comprimento, pode gerar mais de 600 volts numa única descarga.

O poraquê é apenas uma entre mais de 120 espécies de peixeselétricos que existem na América do Sul.

Peixe-elétrico é uma denominação dada às espécies de peixes de deferentes gêneros, capazes de produzir descargas elétricas.(Foto: CC BY-SA 2.0 / Scott / Peixe-elétrico)

As descargas produzidas prestam-se tanto à subsistência alimentar, sendo utilizadas para atordoar as presas das quais o animal se alimenta (geralmente peixes menores), quando à autodefesa do animal em razão de perigo iminente.

Cachorrinho prega maior susto em seu tutor; veja o vídeo