Espetacular passeio da onça-parda ao lado da embarcação

Fonte: CenarioMT

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.

Surpreendente e sem dúvida espetacular, assim foi passeio que uma onça-parda resolveu dar ao lado de uma pequena embarcação. Para alguns dos ocupantes do barca, foi momentos divertidos, mas para outros, foram momentos de tensão. Assista abaixo.

O vídeo foi gravado momento em que um grupo de pescadores atravessavam a represa de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais (MG).

A onça-parda acompanhou a nado, um bom trecho da lagoa a embarcação, como se quisesse interagir com os visitantes.

ONÇA-PARDA OU PUMA

Onça-parda ou puma (nome científico: Puma concolor) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo das Américas.

Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita (Acinonyx jubatus) e ao gato-mourisco (Puma yagouaroundi).

É o maior membro da dos felíneos (Felinae), medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 quilos, com porte subfamília semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.

A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça
A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça

De acordo com IMCBio, atualmente, tem sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. É comum em noticiários matérias sobre onças-pardas em áreas urbanas, entrando em casas e atacando animais domésticos.

A severa redução na disponibilidade de hábitats devido ao crescimento
urbano desordenado ou aumento das atividades antrópicas, e diminuição de suas presas são as principais causas do aumento na frequência de eventos como estes, assim como são os principais fatores responsáveis pelo acentuado declínio populacional que a espécie vem sofrendo ao longo de toda a sua distribuição geográfica

Se você gosto deste post:    – vai gostar também de ler esta notícia: Veja o tamanho da cobra sucuri; é impressionante

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.