Cuíca é mordida por coral-verdadeira e não morre? CONFIRA

Fonte: CenarioMT

São animais relativamente pequenos, com uma semelhança superficial com ratos.
São animais relativamente pequenos, com uma semelhança superficial com ratos.

Em vídeo publicado em seu canal no Youtube, Haroldo Bauer – O Rei das Serpentes – mostra o momento em que uma cuíca é mordida por uma cobra coral-verdadeira. O que chama a atenção é que a cuíca, não morre por conta do poderoso veneno da coral.

A filmagem foi feita durante uma das aventuras de Haroldo e sua equipe pelo sertão pernambucano. De acordo com Haroldo, a cuíca é imune a peçonha (veneno) da cobra coral.

A cuíca possui uma dieta insetívora-onívora e come roedores, sapos, répteis (cobras) e invertebrados, bem como algumas frutas.

Caça principalmente pelo cheiro, enfiando o focinho na vegetação em busca de presas ou animais mortos para limpar. Assim que encontra uma presa viva, se lança sobre ela, segurando-a com as patas dianteiras enquanto desferem um golpe mortal, geralmente na base do pescoço, com seus dentes afiados. Pode capturar presas com sucesso até seu próprio tamanho.

YouTube video

A Cuíca

Monodelphis domestica, popularmente chamada cuíca-de-rabo-curto ou catita, é uma pequena espécie de marsupial sul-americano da família dos didelfiídeos (Didelphidae) e género Monodelphis.

Ocorre em grande parte do Brasil, Bolívia, Paraguai e extremo norte da Argentina. Ao contrário da maioria dos outros marsupiais, o não tem marsúpio verdadeiro. Seu nome científico Monodelphis é derivado do grego e significa “útero único” (referindo-se à falta de uma bolsa) e a palavra latina domestica significa “doméstico” (escolhida devido ao hábito da espécie de entrar nas habitações humanas).

A Cuíca, Marmosops paulensis é uma espécie de marsupial da família Didelphidae, também conhecida como cuíca ou marmosa
A Cuíca, Marmosops paulensis é uma espécie de marsupial da família Didelphidae, também conhecida como cuíca ou marmosa

Foi o primeiro marsupial a ter seu genoma sequenciado. É usado como modelo de pesquisa na ciência, e também é frequentemente encontrado no comércio de animais de estimação exóticos.

São animais relativamente pequenos, com uma semelhança superficial com ratos. Em estado selvagem eles têm comprimento total de 12 a 18 centímetros e pesam de 58 a 95 gramas; Os machos são maiores que as fêmeas.

No entanto, os indivíduos mantidos em cativeiro são tipicamente muito maiores, com machos pesando até 150 gramas. A cauda é proporcionalmente mais curta do que em algumas outras espécies, variando de 5 a 9 centímetros.

Suas caudas são apenas semi-preênseis, ao contrário da cauda totalmente preênsil característica do gambá norte-americano.

O pelo é marrom acinzentado em quase todo o corpo, embora desbotando para um tom mais claro na parte inferior, e com pelo quase branco nos pés. Apenas a base da cauda possui pelo, sendo o restante quase totalmente sem pelos.

As garras são bem desenvolvidas e de formato curvo, e as patas têm pequenas almofadas marcadas com papilas dérmicas finas. Ao contrário de muitos outros marsupiais, as fêmeas não têm bolsa. Geralmente possuem treze mamas, que podem ser retraídas para o corpo pelos músculos de sua base. (Fonte: Wikipédia)

Se você gostou deste post: Baleia Orca se aproxima de barco e causa euforia; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Homem se arrisca ao pegar cobra venenosa; ASSISTA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.