Conheça o rato boiadeiro; assista

Fonte: CenarioMT

Thrichomys apereoides, vulgarmente conhecido por rabudo, punaré ou rato-boiadeiro, é um roedor da família da Echimyidae. É endêmico do Brasil, ocorrendo desde o litoral do Nordeste do Brasil (Ceará e Rio Grande do Norte) ao sul de Minas Gerais

Conheça o rato boiadeiro em um vídeo produzido por Haroldo Bauer e sua equipe. Haroldo é conhecido no YouTube, onde mantem o canal  – O Rei das Serpentes –  com milhões de seguidores.

Thrichomys apereoides, vulgarmente conhecido por rato-boiadeiro, é um roedor da família da Echimyidae. É endêmico do Brasil, ocorrendo desde o litoral do Nordeste do Brasil (Ceará e Rio Grande do Norte) ao sul de Minas Gerais.

Habita áreas pedregosas e de vegetação aberta, como a caatinga e o cerrado no Brasil.

Possui pelagem macia, marrom-escura no dorso e cinzenta ou branca nas partes inferiores, e uma cauda longa e peluda.

Assista ao vídeo com a explicação de Haroldo Bauer, o Rei das Serpentes:

YouTube video

RATO

O rato, catitas ou camundongos, como são conhecidos, são pequeno roedores, da família dos Murídeos, atinge cerca de 10 centímetros de comprimento e tem pelagem macia de coloração acinzentada, cauda de tamanho similar ao do corpo e orelhas grandes e arredondadas, estando geralmente associado a habitações humanas.

Uma mordida de rato pode causar infecções sérias, sendo necessário tomar vacina ou soro antirrábico.

Existem cerca de 2.000 espécies de ratos, que representam 40% das espécies de mamíferos existentes. Cerca de 50 espécies são consideradas pragas urbanas no mundo todo, a maioria da família Muridae.

Existem 3 espécies principais que possuem relação sinantrópica com o homem: Ratazana, Rato de Telhado e Camundongo.

Esses animais são capazes de se reproduzir a partir do 3º mês de vida, e sua gestação dura em média de 19 a 22 dias. A média de filhotes por ninhada é de 10 a 12 e por volta de 14 a 24 horas depois do parto, o aleitamento é iniciado.

A alimentação sólida desses animais só se inicia logo após 19 e 21 dias de idade. O tempo de vida médio dos roedores varia de acordo com sua espécie, enquanto a vida média das ratazanas é de 2 anos, a dos ratos de telhado é de 1 ano e meio e o camundongo vive aproximadamente 1 ano.

Thrichomys apereoides, vulgarmente conhecido por rabudo, punaré ou rato-boiadeiro, é um roedor da família da Echimyidae. É endêmico do Brasil, ocorrendo desde o litoral do Nordeste do Brasil (Ceará e Rio Grande do Norte) ao sul de Minas Gerais

Se você gostou deste post: Conheça o rato boiadeiro; assista – vai gostar também de ler esta notícia: Tubarão faz salto encantador; assista

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.