Conheça mais sobre a sucuri no Pantanal

Fonte: CenarioMT

O ser humano é o maior responsável pela morte deste réptil devido ao medo que sentem desta cobra e devido também ao interesse pela pele da sucuri que no comércio internacional é bastante valiosa para o mercado da moda
O ser humano é o maior responsável pela morte deste réptil devido ao medo que sentem desta cobra e devido também ao interesse pela pele da sucuri que no comércio internacional é bastante valiosa para o mercado da moda

Conheça mais sobre a cobra sucuri (Eunectes) no Pantanal, através do vídeo gravado pelo Guia Turístico Vilmar Teixeira, do canal Terra da Sucuri, no YouTube.

Também conhecida por anaconda, a cobra sucuri é a maior do Brasil e pode ser conhecida por outros nomes, de acordo com as regiões do país.

Diferente de outros gêneros de cobras no Brasil, os da sucuri são divididos em apenas quatro: Eunectes murinus (sucuri-verde), Eunectes notaeus (sucuri-amarela), Eunectes beniensis (sucuri-de-beni) e Eunectes deschauenseei (sucuri-malhada). Dentre essas espécies, a única que nunca foi observada no Brasil é a sucuri-de-beni. A mais comum, maior e estudada pela ciência é justamente a sucuri-verde, a Eunectes murinus.

Todas as espécies de sucuris são robustas e consideradas de grande porte, mas a sucuri-verde em especial é considerada a maior serpente em volume corpóreo do mundo

https://www.youtube.com/watch?v=dphrlNff8Lg

Quem são as cobras sucuris?

Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, as cobras sucuris são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos.

A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.

São cobras vivíparas, podendo parir mais de 50 filhotes numa gestação de oito meses, com tamanhos entre 60 cm e um metro de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. De modo geral, as espécies de sucuri podem viver por até 30 anos.

A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno
Sucuri-verde (Eunectes murinus)

O ser humano é o maior responsável pela morte deste réptil devido ao medo que sentem desta cobra e devido também ao interesse pela pele da sucuri que no comércio internacional é bastante valiosa para o mercado da moda.

Se você gostou deste post: Será que cobra sucuri queria devorar Jiboia? ASSISTA    vai gostar também de ler esta notícia: Chimpanzé foge de zoológico e ganha abraço, capa de chuva e carona de bicicleta para voltar

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.