Você já viu a cobra píton negra, considerada a cobra não venenosa mais bonita do mundo? Para quem não conhece, veja no vídeo abaixo, onde o Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – apresenta a píton negra.
A Píton Negra (Simalia boeleni) é uma espécie de píton, uma cobra não venenosa da família Pythonidae . A espécie é endêmica das montanhas da Nova Guiné.
O padrão de coloração da parte superior nas píton adultas é preto-azulado escuro ou preto-arroxeado, e a parte anterior da parte inferior é branca a amarelo pálido. O branco se estende pelos flancos como uma série de estrias.
Os lábios superiores e inferiores também são padronizados com escamas labiais pálidas ou esbranquiçadas . As porções pretas são comumente iridescentes com um brilho tipo óleo. O corpo é atarracado e a cabeça grande. Os recém-nascidos são predominantemente vermelhos ao emergirem do ovo.
A pigmentação preta gradual se apresenta à medida que o recém-nascido cresce e se descama. A carga de cor ontogenética começa quando a cobra juvenil se aproxima de 1 m (39 pol.) De comprimento, geralmente por volta dos 2 anos de idade. Os adultos podem ter até 3 m (9,8 pés) de comprimento total (incluindo a cauda).
Cobra píton mais bonita do mundo; ASSISTA
SOBRE A PÍTON
A píton-reticulada (Python reticulatus) é uma espécie de serpente da família das pítons encontrada no Sudeste da Ásia. São as segundas maiores cobras do mundo, sendo mais leves que as Anacondas e os répteis mais longos da atualidade e uma das três cobras mais pesadas.
Assim como todas as pítons, são constritoras não-venenosas e normalmente não são consideradas perigosas aos humanos, embora já tenha alguns poucos casos documentados de pessoas mortas.
A píton-reticulada é uma cobra muito adaptável e com uma grande capacidade de se espalhar pelo ambiente. Já foram relatados casos da píton-reticulada nadando longas distâncias em rios, atravessando uma ilha para a outra.
Elas não atacam os humanos por natureza, mas podem morder e possivelmente se contrair ao se sentirem ameaçadas. Embora não sejam venenosas, grandes pítons podem causar ferimentos graves, às vezes exigindo pontos.
Ataques em humanos são raros, mas esta espécie tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro. Considerando o tamanho e força do animal, é tecnicamente possível que um espécime adulto de píton-reticulada abra suas mandíbulas largas o suficiente para engolir um humano, mas a largura dos ombros de alguns Homo sapiens adultos provavelmente seria um problema mesmo para uma píton com tamanho suficiente.
Se você gostou deste post: Incrível batalha entre cobra-rei e píton; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Médico veterinário explica como proteger seu pet do barulho
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!