Ela tem olhos de coruja, cabeça de cobra e voa pela noite atrás de alimento. Esses são atributos da Caligo sp, espécie mais conhecida como borboleta-coruja.
A natureza premiou a espécie com um desenho semelhante aos olhos de uma coruja, na parte externa das asas. Este ‘design’ serve para driblar os predadores. À primeira vista parece um animal maior e mais perigoso do que realmente é.
Quando em repouso, o desenho de suas asas lembra também uma cabeça de cobra. De certa fora, ajuda a afugentar outros animais que queiram abatê-la.
Esse processo é chamado de mimetismo: se parece com um predador para se defender.
Borboleta-coruja
Ela é típica da América do Sul, mais especificamente na região de Mata Atlântica. É mais comum encontrar a borboleta-coruja entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Quando adulta, ela voa ao cair da noite. A borboleta pode medir até 18 centímetros. Essa envergadura a faz ser uma das maiores borboletas que existem.
Os ovos da borboleta-coruja são depositados em folhas e as lagartas se desenvolvem em bananeiras pertencentes à família das Musaceae e gramínias da família Cyperáceas. Todo o seu processo de desenvolvimento, entre o ovo e a completa metamorfose de pupa para adulta, dura cerca de três meses.
A espécie costuma se alimentar de folhas de bananeira quando lagarta e de frutas em decomposição que caem no chão; de fezes de animais e do néctar de flores quando adulta.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!