O combate entre a onça-pintada e uma sucuri foi flagrado em um rio no Parque Estadual Encontro das Águas, na região do Pantanal, em Mato Grosso.
Durante a batalha, a sucuri conseguiu morder a onça, fazendo com que a mesma conseguisse escapar.
Conforme divulgou o site Meio Norte, as imagens foram disponibilizadas pelo guia turístico Branco Arruda, que flagrou o combate.
“A sucuri estava no barranco e, quando ela desceu para o rio, deu de frente com a onça que estava na água, na margem. Foi quando a onça pegou a cobra, e começou a batalha entre as duas“, conta.
No vídeo de pouco mais de um minuto, é possível ver a onça-pintada na margem do rio. Ela ataca a sucuri, que, no momento em que o vídeo foi feito, também está na água. A cobra tenta descer a correnteza para se livrar da onça, que em alguns momentos chega a abocanhá-la.
Após alguns segundos de briga, a sucuri consegue se desvencilhar da onça e desaparece na água. O felino também deixa o local, em seguida.
A onça que aparece nas imagens é conhecida dos funcionários do parque e recebeu o nome de Ibaca. Ela é monitorada pelos profissionais do parque desde 2018.
Onça-pintada
A onça-pintada ou jaguar (Panthera onca) é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.
Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente. Nos Estados Unidos, por exemplo, está extinta desde o início do século XX, mas possivelmente ainda ocorre no Arizona.
Cobra Sucuri
As sucuris é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”. Quatro espécies são reconhecidas atualmente.
Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predem animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo jaguar, que se aventuram muito perto da água.
A sucuri-verde divide com a píton-reticulada (Python reticulatus), o título de maior serpente do mundo, alcançando 6 metros ou mais de comprimento, muito embora seus indivíduos adultos, em média, alcancem em torno de 3 ou 4 metros.
Se você gostou deste post: Mais uma Sucuri gigante foi morta; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri entra na toca após ser incomodada; VEJA
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!