Vídeo onde aparecem quatro codornas que nasceram dentro da bandeja, onde os ovos estavam à venda na prateleira de um mercado, ganhou repercussão durante esta semana.
O fenômeno incomum do nascimento das codornas aconteceu no município de Campo Maior, no Piauí, no dia 21 de setembro.
A descoberta do nascimento das aves foi feita pelo gerente do mercado, Fábio Gomes. O calor de 37ºC pode ter provocado à eclosão de alguns dos ovos.
Duas codornas morreram logo após terem nascido. As outras foram entregues ao fornecedor dos ovos e morreram no dia seguinte.
Em vídeo divulgado em seu canal no YouTube, o Biólogo Henrique Abrahão comentou sobre o caso.
ASSISTA:
Saiba mais sobre a codorna
A codorna ou codorniz-comum (Coturnix coturnix) é uma espécie de ave migratória e galiforme do género Coturnix pertencente à família dos Fasianídeos.
No entanto, algumas espécies do grupo dos Tinamiformes também são popularmente chamadas pelo nome de codorniz-comum. Devido à semelhança, pode ser confundida com a codorniz-japonesa (C. japonica), do mesmo género, porém facilmente distinguíveis pelo som.
É uma ave curtirrostra, de pequenas dimensões e rechonchuda. Dispõe de uma plumagem listada em tons castanhos, mais escuros nas partes superiores e amarelados nas inferiores, que lhe serve de camuflagem. Há algum dimorfismo sexual, assinalado pelo centro negro da garganta dos machos. Destaca-se ainda pelo canto trissilábico, peculiarmente emblemático.
Privilegia os espaços de ervas altas, onde se possa camuflar. No inverno ocupa mormente zonas mais húmidas a Sul do país, ao passo que no Verão se encontra mais nas cercanias de courelas agricultadas, seja em planície ou planalto. Ocorre mais abundantemente entre Março e Outubro em território nacional.
Se você gostou deste post: Codornas nascem em prateleira de mercado e biólogo explica fenômeno – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra-rei se esconde dentro de sapato e arma bote; PERIGO
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!