Veja como é bizarro a mandíbula de cobras

Fonte: CenarioMT

Veja como é bizarro a mandíbula de cobras
Veja como é bizarro a mandíbula de cobras

Você sabia que a mandíbula das cobras tem uma estrutura única e bastante impressionante? Se você ainda não conhece a fundo esse mecanismo surpreendente, está na hora de descobrir como funciona. A mandíbula das cobras, ao contrário dos mamíferos, possui características bizarras e fascinantes que permitem a esses répteis caçarem e se alimentar de presas muito maiores do que a própria largura de sua boca.

O Biólogo Henrique, especialista em cobras e com um canal de sucesso no YouTube dedicado à divulgação científica, explica de maneira clara e simples como funciona a mandíbula das cobras. No vídeo, ele detalha como as cobras podem abrir suas bocas de forma extraordinária para engolir presas inteiras. Esse processo é possível devido à flexibilidade de sua mandíbula, que não é fixa como a dos humanos, permitindo uma movimentação lateral que se adapta ao tamanho da presa.

A maior parte das cobras-capelo põe ovos e a maior parte delas os abandona pouco depois da ovoposição.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Henrique, conhecido como “O Biólogo das Cobras”, dedica seu trabalho à divulgação científica, traduzindo a linguagem técnica de áreas como Zoologia, Ecologia, e Botânica, para o público em geral. Seu canal no YouTube é uma excelente fonte de aprendizado sobre o comportamento e a biologia dos répteis, tornando temas complexos mais acessíveis.

Vídeo

YouTube video

Saiba mais sobre as cobras

Cobra é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente, enquanto cobra-(de-)capelo designa serpentes (muito venenosas), da família Elapídeos, que, quando excitadas, dilatam a região cervical em jeito de capelo ou capuz de um monge (nas restantes línguas europeias, cobra designa as cobras-capelo, por truncamento a partir da palavra portuguesa).

A maior parte das cobras-capelo põe ovos e a maior parte delas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a eclodir.

Recentemente, foi confirmado que várias espécies de cobras-capelo desenvolvem os seus descendentes completamente dentro de si, nutrindo-os através de uma placenta e um saco amniótico.

Naja é um gênero de cobras-capelo, serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático.
Naja é um gênero de cobras-capelo, serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático.

A retenção de ovos e os partos ao vivo são normalmente, mas não exclusivamente, associados a climas frios, sendo que a retenção dos descendentes dentro da fêmea permite-lhe controlar as suas temperaturas com maior eficácia do que se estes se encontrassem no exterior.

Se você gostou deste post: Veja como é bizarro a mandíbula de cobras   – vai gostar também de ler esta notícia: Conheça o peixe trairá que pode custar até R$ 100 mil

Rodrigo é um profissional altamente qualificado em Ciência da Computação formado pela Universidade de Cuiabá (UNIC), uma das principais instituições de ensino em Mato Grosso. Com sua paixão pela tecnologia desde cedo, ele conquistou uma sólida base em programação, algoritmos e análise de sistemas. Durante sua jornada acadêmica, Rodrigo se destacou não apenas por seu desempenho acadêmico excepcional, mas também por sua participação ativa em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Sua habilidade em resolver desafios complexos e sua busca contínua por aprendizado fazem dele um profissional promissor na área de TI, sempre buscando inovação e excelência.