A Taipan do interior é considerada a cobra mais venenosa do mundo, de acordo com o Biólogo Henrique Abraão – O Biólogo das Cobras.
Em recente vídeo publicado em seu canal no Youtube, com mais de 300 mil inscritos, o Biólogo Henrique relata que o veneno (peçonha) da cobra Taipan tem capacidade mortal gigantesca.
Uma única cobra dessa espécie pode ser responsável pela morte de 100 homens.
Assista ao vídeo:
Conheça mais sobre a cobra Taipan do Interior
Taipan é o nome-comum das serpentes do género Oxyuranus, da família Elapidae. São serpentes grandes, ágeis e extremamente venenosas, endémicas da Austrália. Atualmente são reconhecidas três espécies, uma das quais, a taipan-costeira tem duas subespécies.
São consideradas entre as serpentes mais letais conhecidas.
As espécies deste género, possuem um veneno altamente neurotóxico com alguns outros componentes tóxicos que produzem efeitos múltiplos nas vítimas. Sabe-se que o veneno paralisa o sistema nervoso da vítima e coagula o sangue, bloqueando os vasos sanguíneos e consumindo fatores de coagulação.
As espécies deste género são consideradas entre as serpentes terrestres mais venenosas segundo a dose letal mediana dos seus venenos em ratos, como explicou no vídeo acima, o Biólogo Henrique.
Em 1950, Kevin Budden, um herpetólogo amador, foi uma das primeiras pessoas a capturar uma taipan viva, mas foi mordido durante a captura, morrendo no dia seguinte.
Esta serpente morreria algumas semanas mais tarde, mas não antes de que o zoólogo David Fleay colhera amostras de veneno, as quais foram usadas para desenvolver um antídoto, o qual passou a estar disponível em 1955.
Se você gostou deste post: Taipan do interior a cobra mais venenosa do mundo; vai gostar também de ler esta notícia: O que aconteceu com a cobra cascavel?
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!