Que os vídeos de sucuri atravessando estradas estão cada vez mais comum nas rede sociais, isso é fato. Com o avanço do desenvolvimento, o habitat natural desses animais fica cada vez menor e com isso, a aparição em locais ante nunca visto, está mais comum.
As sucuris, também conhecida como anacondas, é um gênero de boinae (é uma subfamília do grupo de serpentes Boidae encontradas na América do Sul).
Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”.
Uma família seguia por uma estrada e e deparam com uma enorme cobra sucuri atravessado a estrada. Mesmo com certo receio, o pessoal desceu do veículo e se aproximou da serpente, que queria, tão somente, atravessar estrada e se abrigar em uma área de vegetação.
As imagens foram enviadas à redação do CenárioMT por Tayrones Alves, administrador da página Fish Vídeos Brasil (siga no Instagram).
VEJAS OS VÍDEOS:
Nesse segundo vídeo é possível perceber a dimensão da grossura da maior serpente do Brasil.
Quatro espécies são reconhecidas atualmente, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil: Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal; Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores; Eunectes deschauenseei,a sucuri-malhada, ocorre na Ilha de Marajó e na Guiana Francesa, bem como em algumas outras partes da Amazônia e for fim, porém, não menos importante a Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.