Vídeo que circula nas redes mostra um homem resgatando uma cobra-real com 5 metros. Será verdade que a cobra-real, uma das mais peçonhentas do planeta mede tudo isso?
A explicação fica por conta do Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras. Henrique postou em seu canal no Youtube (com mais de 400 mil seguidores) um vídeo onde descreve a ação do homem durante o resgate da cobra-real.
O caso aconteceu na Indonésia e de acordo com populares, a cobra-real estava em uma área residencial de Ao Nang, na Tailândia.
O homem que aparece no vídeo é um especialista na captura de cobras-real e usa toda sua técnica para imobilizar a cobra.
Assista:
A Cobra-real
A cobra-real (Ophiophagus hannah) é uma espécie de serpente peçonhenta da família dos Elapídeos, autóctone da Ásia meridional e do sudeste asiático, que habita as planícies e florestas tropicais da Índia e da China, bem entre outras nações do sudeste asiático.
Está ameaçada pela destruição do seu habitat e encontra-se listada como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN desde 2010. É a maior cobra peçonhenta conhecida. Cobras-reais adultas normalmente vão de 3 a 4 metros de comprimento, sendo que a maior já registrada chegou a medir 5,85 m.
Apesar de contar com o substantivo “cobra” no nome, esta espécie não pertence ao gênero Naja, mas é o único membro do gênero Ophiophagus.
É carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos.
O nome científico Ophiophagus significa literalmente “comedora de serpentes”. Dá ainda pelos seguintes nomes comuns: cobra-reie hamadríade(não confundir com a espécie de macaco Papio hamadryas que com ela partilha este nome
A coloração da cobra-real varia do marrom ao preto com listras brancas ou amarelas, ou ainda verde-azeitona sem listras. O pescoço possui uma capa que se expande ao se sentir ameaçada.
As cobras jovens são pretas brilhantes com faixas amarelas estreitas (podem ser confundidos com um krait com faixas, mas facilmente identificados com seu capuz expansível).
A cabeça de uma cobra adulta pode ser bastante compacta e volumosa na aparência, embora, como todas as cobras, possa expandir suas mandíbulas para engolir grandes presas.
Sua dentição é proteroglífica, o que significa que tem duas presas curtas e não retráteis na frente da boca por onde canalizam o veneno para dentro da presa. A expectativa de vida de uma cobra-real é de cerca de 20 anos. (Fonte: Wikipédia)
Se você gostou deste post: Resgatou Cobra-real com 5 metros?; Biólogo Henrique explica – vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri é arrastada por trator; Biólogo Henrique lamenta situação