Um homem foi picado por uma cobra jararaca, a matou e levou a serpente para uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O caso aconteceu no último sábado (22) em Catalão, Goiás (GO).
A cobra jararaca, considerada a mais venenosa do Brasil, media aproximadamente 1,5 metros de comprimento.
De acordo com a vítima, o objetivo de levar a cobra jararaca até a unidade de saúde foi justamente para facilitar o atendimento médico, e assim, ele receber o soro antiofídico correto para evitar complicações maiores que pudesse inclusive leva-lo a morte.
Os médicos de plantão realizaram todos os procedimentos cabíveis ao caso e o paciente ficou em observação por 24 horas, após receber o soro.
A peçonha (veneno) da cobra jararaca pode causar necrose no local onde a pessoa foi picada, podendo ainda, o paciente evoluir para óbito por conta de acidente vascular cerebral.
De acordo com o delegado Luziano Carvalho, responsável pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Ambientais (DEMA), o crime de matar ou maltratar animais selvagens só existe na forma dolosa – ou seja, quando a pessoa tem a intenção de fazer mal ao bicho.
No caso que ocorrem em Catalão, no último sábado, o homem não foi enquadrado no crime ambiental pela morte do animal, pelo fato da preservação de sua vida que estava em risco por conta da picada.
Segundo Luziano, essa situação em que a pessoa mata o bicho para se proteger é uma prática comum nas fazendas em Goiás.
A cobra jararaca vive em ambiente preferencialmente úmidos, como beira de rios e córregos, onde também se encontram rato e sapos, seus pratos mais caçados. Dorme durante o dia debaixo de folhagens secas e úmidas, e gosta de tomar sol pós chuva.
Se você gostou deste post: Homem é picado por jararaca e a leva até a UPA; FOTO – vai gostar também de ler esta notícia: Jacaré observa pescadores; assista ao vídeo
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!