Uma cobra foi flagrada dentro da piscina de uma residência e precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina – SC.
O flagrante da cobra na piscina aconteceu na última quarta-feira (05) no município de Jaraguá do Sul.
O proprietário da residência ao ir a piscina para se refrescar, se depararam com a cobra na borda. A serpente foi identificada como sendo uma cobra-d’água e ao sentir a presença dos humanos, pulou na piscina.
Os bombeiros voluntários foram acionados e fizeram a captura da cobra-d’água. Não é uma serpente peçonhenta, porém, muito ágil dentro da água, o que dificultou o trabalho dos bombeiros.
Assista ao videi gravado pelos Bombeiros Voluntários:
Cobra D’água
Helicops é um género biológico de serpentes da família dos colubrídeos, subfamília Xenodontinae, tribo Hydropsini (hidropsíneos), que inclui espécies vulgarmente designadas como cobra-d’água, surucucurana e surucurana.
Alimentam-se, em geral, de pequenos peixes. Dos três géneros que compõem os hidropsíneos, é o que é composto por maior número de espécies e cuja distribuição geográfica é mais ampla.
Cobra-d’água” é uma referência ao fato de viver em ambiente aquático. “Surucucurana” e “surucurana” são termos oriundos da língua tupi, significando “semelhante à surucucu”.
As Cobras
As Cobras são alongadas, sem membros, ou seja, sem patas. São répteis carnívoros da subordem Girard. Como todos os outros squamates, cobras são ectothermic, amniote vertebrados cobertos em sobreposição escalas.
Muitas espécies de cobras têm crânios com várias articulações a mais do que seus ancestrais lagartos, permitindo-lhes engolir presas muito maiores do que suas cabeças com suas mandíbulas altamente móveis.
Para acomodar seus corpos estreitos, os pares de órgãos das cobras (como os rins) aparecem um na frente do outro, em vez de lado a lado, e a maioria tem apenas um pulmão funcional.
Algumas espécies retêm uma cintura pélvica com um par de garras vestigiais de cada lado da cloaca. Lagartos desenvolveram corpos alongados sem membros ou com membros bastante reduzidos cerca de vinte e cinco vezes de forma independente por meio da evolução convergente, levando a muitas linhagens de lagartos sem pernas.
Eles se assemelham a cobras, mas vários grupos comuns de lagartos sem pernas têm pálpebras e orelhas externas, o que as cobras não têm, embora esta regra não seja universal.
Cobras vivas são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártica, e na maioria das massas de terra menores; as exceções incluem algumas ilhas grandes, como Irlanda, Islândia, Groenlândia, o arquipélago havaiano e as ilhas da Nova Zelândia, bem como muitas pequenas ilhas dos oceanos Atlântico e Pacífico central.
Além disso, as cobras do mar são comuns nos oceanos Índico e Pacífico. Mais de vinte famílias são atualmente reconhecidas, compreendendo cerca de 520 gêneros e cerca de 3.900 espécies.
Se você gostou deste post: Cobra flagrada dentro de piscina; veja resgate ; vai gostar também de ler esta notícia: Cobra sucuri é encontrada dentro de caixa d’água; fotos
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!