Uma cobra foi flagrada passeando na área de uma residência e o vídeo ganhou as redes sociais.
O flagrante da cobra passeando na residência aconteceu em Jaraguá do Sul, ao Norte de Santa Catarina – SC.
De acordo com o biólogo Christian Raboch da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, trata-se de uma cobra cipó.
São cobras que prefere se alimentar de anfíbios, roedores e pequenos lagartos e que pode ultrapassar os dois metros de comprimento.
Não é uma cobra peçonhenta, ou seja, não possui veneno. Mas ela pode morder doido.
Assista o passeio da cobra-cipó pela residência catarinense:
COBRA-CIPÓ
Cobra-cipó é o nome popular das serpentes do gênero Chironius. Também é conhecida pelo nome boiobi, que é de origem tupi e que significa “cobra verde”, através da junção dos termos mboîa (“cobra”) e oby (“verde”).
A coloração da maioria das espécies do gênero é uma mistura de tons de verde, vermelho e laranja, com olhos amarelos e negros.
Essas espécies são muito agitadas e velozes. Geralmente, fogem no momento em que são avistadas. São muito ariscas e podem morder caso impeçam sua fuga.
Sua coloração as ajuda a confundirem-se com o ambiente, principalmente por passarem a maior parte do tempo nas árvores e arbustos (daí o nome popular “cobra-cipó”, pois elas realmente lembram cipós ao repousarem em plantas).
Atingem cerca de 1,20 metros, sendo serpentes muito finas e relativamente compridas. Alimentam-se de lagartos, pássaros e pererecas.
A reprodução é ovípara. Põem entre quinze e dezoito ovos com o nascimento previsto para o início da estação chuvosa.
A cobra-verde tem dificuldade de introduzir grande quantidade de veneno, pois possui uma dentição localizada na parte posterior da boca (opistóglifa). Muito ativa e quando ameaçada foge rapidamente, mas quando acuada pode morder e causar envenenamento. Apesar de raro, existe registro de óbito por envenenamento, o que faz com que alguns autores a considerem uma serpente semipeçonhenta.
Se você gostou deste post: Cobra é flagrada passeando em residência; veja agora; vai gostar também de ler esta notícia: Rato corajoso golpeia cobra; assista
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!