Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma cobra caninana fazendo uma ‘visita’ a funcionários de uma fábrica em Santa Catarina (SC).
De acordo com o portal NDMais, a cobra caninana aparece em uma fábrica, localizada no município de Joinville.
Nas imagens, caninana desliza sobre alguns maquinários e chegou a assustar alguns trabalhadores, embora a cobra não seja peçonhenta, ou seja, não possui venene.
O certo é que ninguém quer levar uma mordida de uma cobra dessas.
AO NDMais, o biólogo Giba, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente – Fujama – de Jaraguá do Sul, trata-se de uma caninana “Pode chegar a mais de 2,5 metros de comprimento”.
“Ela procura o alimento se movimentando. Fica no chão, gosta de entrar em ranchos, casas, vai para para todos os cantos procurando a comida. É uma cobra ativa durante o dia. Nesse caso do vídeo, ela pode ter entrado na empresa após sentir cheiro de algum alimento para ela e acabou entrando nas máquinas”, explicou Giba.
ASSISTA AOS VÍDEOS:
A Caninana
Caninana (Spilotes pullatus) é uma serpente da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul, que também ocorre em Trinidad e Tobago.
A caninana pode atingir cerca de 2,5 metros de comprimento e é bastante rápida e ágil.
Apesar da fama de ser uma cobra brava, a caninana está longe de ser perigosa. Ela geralmente é mansa, podendo fugir quando avistada. Ela pode até morder, mas não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas cobras. É conhecida também como arabóia, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã.
Essa espécie possui a cor da pele amarelada com grandes manchas pretas, que o torna muito apreciada por fotógrafos e fãs de animais. Pode atingir um tamanho de 2,5 metros de comprimento, e possui uma dentição áglifa, que não possui presas inoculadoras de veneno, o que faz dessa espécie não peçonhenta.
Ela também possui um caráter solitário, ou seja, é bem improvável que se encontre um ninho de serpente dessa espécie.
Essa serpente possui um hábito semiarborícola, noturno, e alimenta de animais pequenos como sapos, lagartos e anfíbios em geral. Na presença humana tem o costume de fugir, entretanto possui caráter agressivo atacando animais maiores e mais fortes por sistema de defesa. Quando importunada infla o pescoço, arma o bote e ataca o oponente mordendo-o.
Sua característica principal é a agilidade, ela tem a capacidade de alcançar uma distancia de um metro em milésimos de segundos, o que facilita na captura de presas ágeis como ratos e aves. Além de possuir grande precisão, no momento do bote só pula no momento que há certeza, o que torna muito difícil a perda de uma presa.
Se você gostou deste post: Cobra caninana ‘visita’ fábrica e chama a atenção; vídeos – vai gostar também de ler esta notícia: Tubarão quase encalha perto de embarcações; vídeo