Registro fotográfico feito por um biólogo mostra os passos dado por uma cobra corredeira-lisa devorando uma perereca-macaco. As imagens foram feitas pelo Biólogo Jackon Preuss em uma área de floresta no município de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina (SC).
A impressionante sequencia de fotos se tornou material de estudo científico.
Preuss, resumiu ao CenárioMT como: “O mais fascinantes que já fiz na vida!”.
O Biólogo relatou que se deparou com a cobra corredeira-lisa (Thamnodynastes strigatus) acompanhando firmemente os movimentos de uma perereca-macaco (Phyllomedusa tetraploidea).
“Resolvi fotografar o desfecho desse inusitado encontro. Ao todo se passaram aproximadamente 3 horas de uma incansável luta pela vida, desde o bote inicial até a deglutição completa”, acrescentou o profissional.
“O que chama atenção é que os anfíbios do Phyllomedusa são reconhecidos pela ciência como indivíduos que possuem uma toxina na pele, o que teoricamente não seria atrativo para predadores. Esse foi um registro de predação inédito para a ciência, o que resultou em um trabalho científico já publicado”, frisou Jackson Preuss.
Acompanhe em fotos, os passos do registro inédito:
Jackson Preuss
Biólogo (CRBio 75253/03), Professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atualmente é doutorando em Biologia, com área de concentração em Diversidade e Manejo de Vida Silvestre – PPGBiologia.
É Mestre em Ciências Ambientais com ênfase em Biodiversidade e sustentabilidade – PPGCA. Pós-graduado em nível de especialização em MBA-Gestão Ambiental, licenciamento, auditoria e perícia ambiental. Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia.
Lidera Núcleo de estudos em Vida Selvagem NEVS da UNOESC, que desenvolve pesquisas sobre a Conservação, Reabilitação, Uso de Animais Silvestres e Defaunação, com ênfase em Etnozoologia.
Atua ainda desde 2010 como perito “ad hoc” junto a Polícia Militar Ambiental/SC. Além disso, é Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA (UNOESC) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA. Também é Fundador da ONG Instituto Catuetê o qual atual na conservação da biodiversidade do oeste catarinense.
Trabalha para a popularização da Ciência no Brasil, através da televisão, rádio e redes sociais.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!